segunda-feira, 19 de abril de 2010

Sombrios Lembretes

Uma grande firma que representa vários fabricantes escreveu a seus clientes, em fins de 1973, e lembrou-lhes de que a atual inflação “faz infelizmente lembrar 1929. Acha-se também acompanhada de outra condição que surgiu em 1929, a saber, a falta de fé nos governos”.

Também é de interesse o lembrete de que, por exemplo, nos EUA, o papel-moeda tem sido lançado na economia muito mais rápido do que era antes da Grande Depressão. Outras nações têm feito o mesmo. Como observou The Wall Street Journal: “Os suprimentos de dinheiro em dezenas de nações estão crescendo a taxas anuais de dígito duplo nestes dias, mostram as estatísticas do Fundo Monetário Internacional. Tais velocidades se destacam como especialmente excessivas.”

É preciso compreender que esta preocupação com o colapso dos padrões financeiros não é apenas uma idéia ou opinião infundada. Já aconteceu vez após vez, a muitas nações. Em várias ocasiões, isto levou à anarquia, às mudanças radicais na sociedade, à ditadura, até mesmo à guerra.

Por exemplo, em agosto de 1922, o meio-circulante da Alemanha era de 252 bilhões de marcos. Apenas 15 meses depois, ascendera para 497 quintilhões de marcos (497 seguido de 18 zeros)! Isso foi cerca de dois bilhões de vezes mais do que era 15 meses antes! Esta inflação destruiu a moeda da Alemanha. As poupanças das pessoas foram aniquiladas, e a economia ficou destroçada. Resultou a anarquia, pavimentando o caminho para Hitler e o nazismo.

Similar inflação em fins dos anos 40 ajudou a pavimentar o caminho para a tomada comunista da China continental.

Nenhum comentário: