sexta-feira, 23 de abril de 2010

A Diferença Principal

Os problemas econômicos do mundo não são os mesmos dos de uma geração atrás. A principal diferença é a interdependência das nações e de suas economias. A política ou ação econômica numa nação industrializada afeta as outras. Mesmo a mais pobre das nações em desenvolvimento está interligada na economia global, afetando as nações ricas. A prosperidade dos países ricos depende do bem-estar dos países pobres, os quais não somente vendem matéria-prima aos ricos mas também importam bilhões de dólares em bens, criando os mui necessitados empregos nas nações industrializadas.

As nações em desenvolvimento querem uma nova ordem econômica internacional que lhes dê uma melhor participação na economia mundial. É uma demanda que as nações ricas não podem desconsiderar. Conforme observou o primeiro-ministro canadense Pierre Trudeau, trata-se de “um elemento de segurança global”.

Até que ponto, se é que isto aconteça, a economia se reativará e as nações partirão para a negociação de uma nova ordem econômica, o tempo o dirá. Mas existe prova convincente de que o que realmente está errado com a economia não tem cura.

Nenhum comentário: