quarta-feira, 21 de abril de 2010

A Agricultura Mantém o Passo



É bem significativo que a única nação que superou a Venezuela no crescimento agrícola em 1966 tenha sido Israel — nação notável por sua tecnologia nos métodos agrícolas. Não é surpreendente, então, que a Venezuela produza praticamente tudo que precisa quanto a alimentos, em realidade, 92 por cento.
A política de reforma agrária do governo tem tido muito que ver com este progresso. Há dez anos atrás, menos de 2 por cento dos proprietários de terra possuíam 74 por cento das terras. Desde então, 150.000 famílias se estabeleceram em terras de propriedade pública ou em terra não utilizada que foi comprada pelo governo dos proprietários particulares. Os lavradores recebem escrituras de proprietários dos terrenos, de modo que possam deixá-los como herança para seus filhos, obter crédito e ajuda técnica das agências governamentais. Não mais os lavradores plantam safras para beneficiar senhores de terra ausentes. Suas safras são deles próprios, para fazer com elas o que quiserem. É significativo que a produção agrícola durante um período de sete anos aumentou 650 por cento.
Esta expansão agrícola transforma a inteira economia. Um país que, antes de 1958, tinha de usar sua renda petrolífera para importar arroz do Equador, açúcar de Cuba, ovos da Polônia, batatas do Canadá, e assim por diante, tornou-se um país que não só alimenta seus próprios habitantes, mas também gera renda pela exportação de muitos destes mesmos produtos, além dos tradicionais, o café e o cacau. Comparada com a produção de há dez anos, a produção de milho duplicou, há duas vezes mais açúcar, doze vezes mais arroz, oito vezes mais batatas.
A resultante abundância de reservas alimentícias tende a manter baixos os preços.

Nenhum comentário: