quarta-feira, 21 de abril de 2010

Mercadores do Descontentamento



Os fabricantes fazem um bom trabalho em vender fogões, refrigeradores, televisores, e até mesmo automóveis e roupas a pessoas que já possuem tais itens. Como? Por fazer com que as pessoas pensem que aquilo que possuem já está fora da moda. O pessoal do marketing torna o público cônscio dos estilos, daí, muda os estilos. Há vários modos de se mudarem os estilos, mas, conforme Vance Packard disse em seu livro The Hidden Persuaders (Os Persuasores Ocultos), o “uso da cor é um dos modos mais baratos de fazê-lo”.
Os comerciantes tornam-se assim “mercadores do descontentamento”. Seu objeto é do “estilo velho”, “da cor do ano passado”, um objeto “antiquado”. Não demora muito até que começa a imaginar se não devia obter um objeto novo. Este é o mesmo método que os fabricantes de automóveis utilizam para deixá-lo dessatisfeito com o “velho” carro da família, muito embora ainda funcione maravilhosamente e não pareça ruim.

Nenhum comentário: