terça-feira, 20 de abril de 2010

Quem Paga Isso?

Calcula-se que os aumentos salariais nos EUA atinjam em média agora cerca de 8 a 10 por cento ao ano. Na Alemanha Ocidental, os salários subiram em média 14 por cento, no ano passado. Na Inglaterra, o aumento é de cerca de 12 por cento ao ano. Quem paga todos estes aumentos?
Um exemplo de quem, por fim, paga, foi visto no caso dos postalistas a quem se prometeu um aumento — as tarifas postais serão aumentadas. Assim, todos que usam os correios pagam mais. Outro exemplo foi visto quando as tripulações dos rebocadores da cidade de Nova Iorque entraram em greve em busca de melhor salário. Obtiveram enorme aumento, mais de 50 por cento. Mas, os operadores dos rebocadores disseram que elevariam as taxas que cobram pelos serviços de seus rebocadores em cerca de 40 por cento. O Times de Nova Iorque, de 3 de abril de 1970, comentou:
“É verdade que as tripulações de rebocadores e suas famílias não contratam rebocadores, de modo que podem dar de ombros quanto às taxas aumentadas para o movimento na baía. Mas, isso também é uma vara de medir ilusória. Todo aumento em custos de transporte se filtra na economia geral; todo acordo salarial exagerado faz com que todos os outros sindicatos elevem suas vistas.
“Os sindicatos correm cada vez mais célere para manter-se em dia com o crescente custo de vida, mas o dinheiro se esvai de seus envelopes tão rápido quanto eles os recebem. Esse foi o recorde durante todos os últimos quatro anos e o fim não se acha nem sequer em vista.”
Esta é a triste realidade de todas as pressões em busca de melhor salário. Por fim, o próprio assalariado paga por isso em preços mais elevados para os bens e serviços, e mais impostos. As companhias e os governos simplesmente cobram mais, para pagar os aumentos.
Assim, ao passo que os trabalhadores conseguem aumentos salariais, sua situação econômica geral dificilmente melhora. Em muitos casos, piorou. Em quatro anos, o salário semanal para o operário mediano nos EUA subiu de US$ 107 para US$ 129. No papel, isso pareceria uma boa melhora. Mas, em realidade, ficou mais pobre! Como assim? O aumento salarial não igualou o aumento dos preços e impostos no mesmo período. Seu salário maior valia cerca de um dólar menos em poder adquisitivo!

Nenhum comentário: