quarta-feira, 21 de abril de 2010

O Valor Pessoal Disso

Chegou então no ponto em que pode comparar o total de sua renda mensal com o total de despesas. O que observa? Se dispuser do suficiente para pagar suas contas, ótimo. Mas, não abandone seu orçamento neste ponto! Por um lado, é sábio não só reservar os fundos necessários para cobrir os custos mensais, mas também poupar para o caso de despesas imprevistas que certamente surgirão no decorrer do ano. As coisas se gastam ou se quebram. Precisa fazer sabiamente uma previsão nesse sentido.

‘OK. Mas, e se verificar que minha renda não cobre minhas despesas?’ — pergunta. Lembre-se, o objetivo do construtor da torre ao calcular o seu custo era ver se tinha com que terminá-la’. Assim, um orçamento visa ajudá-lo a verificar as coisas que pode ter ou não. Aprenda a contentar-se com o necessário. A Bíblia nos ajuda a arrazoar desta forma, ao declarar: “Que é que trouxemos para o mundo? Nada! E que é que levamos do mundo? Nada! Portanto, se temos comida e roupa, fiquemos contentes com isso.” (1 Timóteo 6:7, 8, A Bíblia na Linguagem de Hoje) Na verdade, coisas tais como comida e roupa não podem ser eliminadas, mas é bem provável que os custos da diversão, dos esportes e dos luxos desnecessários possam ser reduzidos.

Mas, examine outras despesas. Quanto gasta com bebidas alcoólicas? Conforme indicado no Canadian Book of Money (Livro Canadense do Dinheiro): “Uma hora à noitinha para coquetéis pode estar-lhe custando 500 dólares [canadenses] por ano”. Outros observam seus cheques de pagamento evaporar-se no ar. Certa pessoa, que fuma dois maços por dia, pode gastar uns 400 dólares por ano, ou mais, com cigarros. Alguns contraíram o costume de comer num restaurante uma vez por semana, mas isso pode representar para algumas famílias considerável parcela dum salário semanal. Essa mesma carne ou frutos do mar poderiam ser comprados por muito menos e saboreados em casa — com poupança adicional de gasolina, de gorjetas e de estacionamento. Poderia empregar outros 2.500 dólares ou mais por ano? É isso o que poderia economizar apenas nestes pontos. É óbvio que há outros modos de se reduzir as despesas. Alguns deles são indicados na tabela acompanhante.

Bem, o que fazer com os números ajuntados? Há vários métodos úteis de se empregar o dinheiro. O que utilizará depende de suas circunstâncias e do que julgar prático.

Nenhum comentário: