segunda-feira, 19 de abril de 2010

Outro Fator Importante

Conforme observado antes, uma razão básica da crescente inflação em muitos países é que seus governos têm gasto mais do que ganham. Mas, agora, há novo elemento que piora a situação.

Qual é? É a chegada da escassez mundial de alguns itens básicos, tais como alimentos, fibras, fontes energéticas, minérios, e outras coisas. Tal escassez em escala global significa que o crescente meio circulante comprará relativamente menos de tais itens. Isso dará aos preços já crescentes outro impulso para cima. Comentou sobre isso o Times de Nova Iorque:

“Esta inflação galopante dos preços dos itens não é inteiramente devida às diretrizes da Administração; há um súbito aumento da demanda de alimentos e outros recursos numa ocasião de fracassos em colheitas e de escassez de ração ao redor do mundo. . . .

“No caso de alimentos e outros itens, os grandes especuladores são os governos nacionais — a União Soviética, a China, o Japão, o Brasil, e muitos outros países. Temerosas de escassezes e de fome aberta, as nações estocam alimentos tão rápido quanto possam, tentando desesperadamente ultrapassar uma à outra.”

O economista de Harvard, Otto Eckstein chamou o aumento espetacular resultante nos preços mundiais dos itens, especialmente dos alimentos, de “desastre econômico de proporções históricas”.

Na verdade, em alguns períodos, a produção de itens básicos aumenta o suficiente para minorar temporariamente a escassez. Por exemplo: no outono setentrional de 1973, boas colheitas ajudaram a minorar a situação alimentar em alguns países.

No entanto, a população mundial cresce à taxa de 75.000.000 de pessoas por ano! Esse é o aumento líquido de nascimentos, já deduzido o número de mortes. Esta população mundial em “explosão” constitui o fato por que os peritos estão tão certos de que, seja qual for o alívio que possa vir em certas ocasiões, na produção de itens básicos, será apenas temporário. As pressões demográficas por fim resultarão em demandas sempre crescentes de todos os itens.

Também, a boa terra disponível que possa ser devotada às culturas e à produção de outros itens diminui agora. Isto é devido à erosão, ao uso errado da terra, ao crescimento das cidades, à construção de estradas, casas e fábricas, e outras coisas que ocupam o solo.

Também, o desejo das nações em desenvolvimento de ter melhor padrão de vida, de usufruir melhor dieta, melhores roupas, e ter mais coisas materiais, gera enorme aumento na demanda dos itens básicos. Assim, mesmo sem o aumento demográfico, esta ‘crescente expectativa’ nos países em desenvolvimento reduziria os suprimentos. Mas, quando adicionada à estonteante propagação humana a cada ano, exerce tremendas pressões sobre os recursos da terra.

Sobre este avolumante problema, afirma U. S. News & World Report: “As correntes escassezes de alimento, combustível, e outros itens, são apenas um indício do que está para vir. . . . As autoridades avisam que o mundo inteiro — não apenas esta nação — começa a exercer pressão contra os limites externos dos recursos da terra.”

Todas essas pressões, por certo, significam que, no fim das contas, os preços provavelmente continuem a ir numa só direção — para o alto.

Nenhum comentário: