quarta-feira, 21 de abril de 2010

Impulsionada Expansão Industrial

A diretriz governamental, que incentiva a produção doméstica do que era anteriormente importado, deu grande ímpeto ao desenvolvimento da indústria. A produção manufatureira aumentou em média 10 por cento ao ano. Os bens de consumo são agora quase que totalmente de fabricação nacional, ao passo que há dez anos atrás quase a metade eram importados. As fábricas de montagem de carros, e fábricas para a produção de pneus, móveis, papel, produtos metálicos e materiais de construção, já estão produzindo. Roupas e sapatos são produzidos em suficiente volume para prover modesta exportação destes itens.
No campo petroquímico, a Venezuela tem ambições. Foram anunciados planos de expansão em larga escala, planos que incluem a construção de um porto do mar com maior capacidade do que qualquer outro porto do país. Relacionadas com esta indústria química haverá fábricas que abrangerão instalações satélites, tais como a fabricação de plásticos e fertilizantes.
Naturalmente, mais cedo ou mais tarde, haverá problemas, quando o mercado doméstico limitado ficar saturado. Então se tornará imperativo aumentar grandemente a produção e cortar os custos, de modo a se poder competir eficazmente no mercado mundial.

Nenhum comentário: