quarta-feira, 21 de abril de 2010

À Vista ou a Crédito?



Há outro meio de os comerciantes o incentivarem a gastar mais do que devia. Seus balconistas são treinados para perguntar: “À vista ou a crédito?” Talvez sugiram que solicite o cartão de crédito da loja. Mandar debitar na conta ou pagar a crédito tornam mais fáceis as compras. As grandes firmas provaram que isto se dá mesmo.
Lojas menos escrupulosas podem usar o crédito para ocultar o custo real. Ao invés de citarem o preço total, apenas mencionam as mensalidades. Um varejista de aparelhos domésticos disse: “Preferimos dizer ‘Cr$ 750,00 mensais’. Fornecer o preço total apenas confunde o consumidor.” Mas, não raro é a mensalidade que é usada para confundi-lo. Um gerente de loja nos EUA disse: “Pode-se aumentar, por freguês médio, cerca de um dólar para cada jarda [quase um metro] de carpete mediante as vendas a crédito. Inclinamo-nos mais a citar com ênfase as mensalidades do que o preço em dólares por jarda.” Assim, cita-se a mensalidade de um preço mais alto do que o cliente pensa que está pagando.
Será que o uso amplo do crédito prejudica as famílias? Sim, especialmente as que mais necessitam estar atentas a seus recursos. Cobra-se alta taxa de financiamento, existe a tentação de se comprarem itens desnecessários ou caros demais, e o risco de dívida excessiva. Apenas nos Estados Unidos, vários milhões de famílias — muitas delas de pessoas mais jovens — estão em dificuldades devido às suas dívidas.
Assim, para fazer esticar seu dinheiro, tenha cuidado com o crédito ao consumidor.

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