segunda-feira, 19 de abril de 2010

A Situação Bancária — O Que Outros Dizem

● “Não é exagero dizer-se que os Governos de dezenas de nações assoladas por dívidas, o Fundo Monetário Internacional, a Junta de Reserva Federal [dos EUA], e centenas de bancos americanos e estrangeiros encaram juntos a mais grave e a mais ampla crise financeira desde a década de 30.” — Revista New York.

● “As atuais diretrizes só provêem precaríssima proteção. A segurança financeira do mundo está por um fio. A crise das dívidas ameaça não só o desenvolvimento, nas nações em desenvolvimento, mas também a estabilidade do sistema bancário dos países industrializados.” — Informe dum grupo de peritos da Comunidade Britânica de Nações, no jornal The Guardian, de Londres.

● “A imensa dívida contraída com os bancos dos Estados Unidos pelas nações do Terceiro Mundo paira, como uma avalancha em potencial, sobre o sistema bancário americano.” — The New York Times Magazine.

● “A dívida global total é tão maciça que lançou a base para uma crise de dívidas de primeira classe no sistema bancário internacional.” “A suprema ironia da crise global de dívidas é que os bancos acham-se tão afundados nela que eles não conseguem sair dela sem derrubar toda a casa feita de cartas.” — Revista Savvy.

● “A situação, hoje em dia, é mais crítica e mais perigosa do que era na década de 30.” — Kurt Richebächer, economista alemão-ocidental, em U.S.News & World Report.

Nenhum comentário: