segunda-feira, 19 de abril de 2010

Existem Motivos de Sobressalto?

“O inteiro sistema bancário mundial está muitíssimo interligado”, aponta David Rockefeller, presidente aposentado do Chase Manhattan Bank. “Necessariamente, os bancos fazem muitos negócios entre si, assim, existe tremenda interdependência.” Em resultado disso, nenhum banco ou nação realmente age por si só. De maneira que, quando há a falência dum banco, surge a preocupação de que possa arrastar outros bancos junto com ele, ou reduzir a confiança tão essencial à indústria bancária. Existe então a possibilidade de que os depositantes em outros locais corram para retirar seus fundos e, desta forma, provoquem o colapso de outros bancos, mediante um incontrolável efeito de dominó.

Existe a possibilidade de que um colapso bancário em alguma parte possa derrocar o sistema bancário internacional? “Os reguladores nos EUA e em outros países por certo dariam passos firmes para impedir qualquer grande falência que parecesse iminente”, diz Rockefeller. “Acho muitíssimo improvável que isto aconteça.”

Até agora, embora tenha havido alguns problemas e falências graves ao redor do mundo, nos anos recentes, os Governos têm agido para resgatar as instituições financeiras com problemas. “Os ministros das finanças e os banqueiros sentem-se mais do que nunca perseguidos pelo espectro de 1929, e farão tudo que puderem para evitar a repetição da catástrofe financeira que aconteceu há cinqüenta anos — tendo a esperança mais ou menos consciente de evitar seu resultado aparentemente inevitável, a guerra mundial”, explica L’Express, um semanário francês. Ainda assim, existem motivos de preocupação.

Nenhum comentário: