segunda-feira, 19 de abril de 2010

“Será que Meu Banco É Seguro?

Pode-se saber se um banco é forte e tem liquidez? “Para a maioria dos depositantes, é difícil ou impossível descobrir qual é a situação dum banco”, declara a revista Changing Times. Acrescenta o jornal The New York Times: “A experiência recente tem demonstrado que é extremamente difícil que pessoas de fora julguem a solidez dum banco. Praticamente todo grande banco que faliu, nos anos recentes, ou que quase faliu, tinha sido altamente aclamado por analistas do ativo do banco. . . . Até mesmo os reguladores e os auditores de banco não conseguiram detectar graves dificuldades, senão quando já era tarde demais.”

Geralmente, o máximo que um cliente faz é examinar o que um banco aparenta ser: os tipos de serviço oferecidos, a amabilidade e a rapidez com que ele é atendido. Com efeito, quando os bancos publicam anúncios, são geralmente tais coisas que eles sublinham — o gerente amigável, o empréstimo rápido, as contas ou serviços especiais e como lhe são convenientes. Às vezes, oferecem-se presentes para atrair novos depositantes. Mas muito pouco se diz sobre a situação financeira do banco. Naturalmente, os serviços prestados pelo banco são importantes. Também se deve observar a taxa de juros, e como ela se compõe, visto que os resultados variam. De máxima importância para o depositante é a segurança de seu dinheiro.

Nesse sentido, o seguro dos depósitos é a chave. “Graças ao seguro dos depósitos, a menos que haja um colapso total do sistema bancário, estes são problemas para os banqueiros e os acionistas dos bancos, e não para os depositantes”, afirma a revista The Atlantic Monthly. “É extremamente improvável que as falências bancárias, hoje em dia, possam provocar a perda da poupança de toda a vida dum indivíduo, como se deu na década de trinta.”

Assim, é bom verificar se as contas estão seguradas, e por quem. O seguro do Governo, por certo, é o melhor. Um exemplo disto é a Seguradora Federal de Depósitos nos Estados Unidos. Algumas pessoas a quem se disse que suas contas estavam seguradas verificaram posteriormente que isto era feito por uma agência particular sem fundos suficientes para pagar a todos os depositantes quando um banco falia. Verifique, também, o total do seguro. Se sua conta excede tal limite, considere a possibilidade de abrir contas em vários bancos, de modo que todo o seu dinheiro seja coberto pelo seguro.

Nenhum comentário: