quarta-feira, 21 de abril de 2010

Dores de Crescimento



A Venezuela, por certo, tem seus problemas. Principalmente são produzidos por uma explosão demográfica bem real. Cerca de 300.000 pessoas são adicionadas cada ano à população. Trata-se de quase o dobro do índice de crescimento demográfico dos Estados Unidos.
A educação é um problema vital, que está sendo atacado com bravura, tanto assim que três vezes mais dinheiro está sendo gasto com isso atualmente do que se gastava há dez anos atrás. O analfabetismo foi reduzido a 17 por cento, segundo uma estatística das Nações Unidas.
A moradia é outro problema premente. No entanto, mais moradias foram construídas nos últimos quatro anos do que em todo o restante da história oficial de construções da Venezuela.
Os depósitos e a distribuição de água fizeram grandes avanços, também, resultando em que agora 98 por cento da população em cidades de 5.000 ou mais habitantes dispõem de água potável. Nas cidades, mais de três milhões de pessoas dispõem da conveniência de redes de esgotos em comparação com menos de um milhão em 1958.
A restrição à imigração e o incentivo aos investidores estrangeiros são duas diretrizes que são mantidas, tendo-se em vista manter uma economia próspera e crescente. Incidentalmente, em qualquer negócio, é preciso empregar três venezuelanos para cada estrangeiro, a menos que seja uma questão duma empresa altamente especializada e o mercado nacional de trabalho esteja sofrendo escassez do pessoal técnico disponível.

Nenhum comentário: