segunda-feira, 26 de abril de 2010

Pressões dos Consumidores

O consumidor mediano, em muitos países, sente cada vez mais as pressões das dívidas. Nos Estados Unidos, grande parte do que sobra para o estadunidense típico, depois das despesas, é usado para pagar dívidas.
Por isso, quando assolou a recente recessão, muitos não conseguiram pagar essas dívidas acumuladas. É por isso que as falências atingiram um auge de todos os tempos.
Todavia, continuam a aumentar as dívidas dos consumidores. Veicula o Herald-Examiner de Los Angeles: “O assalariado típico de Los Angeles gasta quase tudo que ganha. Vive próximo dos limites de sua renda. Até mesmo uma pequena emergência poderia ser desastrosa.”
O jornal comentou que a “pessoa típica”, com problemas de dívidas, possuía uma renda mensal de US$ 800-900, mas devia “cerca de US$ 10.000, usualmente ao banco, às companhias de cartões de crédito, às lojas varejistas, e às companhias de gás. Ele está com os nervos em frangalhos.”
O Journal de Milwaukee mencionou uma cadeia de prostitutas que incluía donas-de-casa que “usavam seus proventos para suplementar a renda familiar”. O Daily Yomiuri, de Tóquio, noticiou o suicídio de uma dona-de-casa, “porque ela se sentia pressionada demais a pagar um empréstimo feito para a construção duma casa”
Na verdade, alguns dos que enfrentam dificuldades hoje não estão gastando totalmente seu dinheiro. Dá-se simplesmente que os preços são tão elevados que sua renda não cobre as despesas. Mas, por outro lado, muitos têm gasto totalmente com coisas de que realmente não precisam. Mergulharam em dívidas, e tiveram de assumir as conseqüências.

Nenhum comentário: