quarta-feira, 21 de abril de 2010

Leia os Anúncios

Saber ler os anúncios de vendas especiais nos jornais é outro modo de fazer esticar seu dinheiro. Lembre-se, algumas vendas especiais são legítimas; muitas não são. Eis aqui alguns pontos sobre como tirar o melhor proveito delas:
Aguarde as vendas de fim de estação. Em muitos lugares, os negócios diminuem depois da grande procura do Natal, de modo que há lojas que fazem vendas especiais em janeiro. Também, as compras de roupas de verão e de inverno declinam na meia-estação, isto é, em janeiro-fevereiro, e em junho-julho. Há ocasiões para se aguardar tais vendas. Algumas mercadorias talvez sejam de exposição, e a escolha talvez não seja tão ampla. Mas, nestas ocasiões, a escolha cuidadosa com freqüência poderá resultar em economia.
Uma venda de fechamento da loja poderá ser legítima, mas tenha cuidado. Há lojas em que o anúncio de “liquidação total para fechamento da loja” parece jamais sumir da vitrina.
Observe bem o que dizem realmente os anúncios. “Preço regular Cr$ 2.990,00, agora Cr$ 1.990,00” devia significar, se verdadeiro, que o preço voltará a ser de Cr$ 2.990,00 depois da venda especial. “Valor comparável de Cr$ 2.990,00” significa muito menos. A loja afirma que tal item se compara a mercadorias de maior preço, mas tal comparação talvez só seja válida na mente do dono da loja. “Preço da tabela: Cr$ 2.990,00” significa ainda menos. Este é o preço impresso na tabela do fabricante, ou na caixa. Poderia ter pouca relação com a realidade, e talvez tenha sido fixado excessivamente alto de modo que as lojas possam parecer que oferecem pechinchas por remarcá-lo por bem menos.
“Abaixo do custo de fabricação” suscita mais perguntas, tais como: Por quê? Trata-se de um item pouco vendido? Deixou de ser fabricado? Não há mais peças disponíveis?
“Economize!” Lembre-se de que esta atraente palavra usualmente tem um único objetivo — fazer com que gaste. Palavras como “Especial!” “Remarcação!” e “Liquidação Total!” obviamente significam, nada mais, nada menos, do que deseja o gerente da loja. Mesmo em lojas bem conhecidas, já foi dito a mais de um balconista: “Marque-o Cr$ 79,50, de modo que na próxima semana possamos remarcá-lo a Cr$ 65,00.”
Tornamo-nos vítimas de tais artifícios porque queremos obter uma pechincha. Poderá proteger-se por aprender sobre os preços e a qualidade dos artigos. Saiba quanto custam as coisas. E, lembre-se, nada é uma pechincha, a menos que realmente precise disso. Mesmo que, se o comprar, estaria realmente economizando 50 por cento, por não comprá-lo estaria economizando 100 por cento!

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