sexta-feira, 23 de abril de 2010

O Que Realmente Está Errado?

Muitas coisas estão erradas. Primeiro, existe a ganância — quem pode controlá-la? Independente da necessidade real, as pessoas querem mais e mais coisas materiais e um “padrão de vida melhor”, mesmo às custas dos outros. A ganância alimentou expectativas excessivas e exigências por salários mais altos que se alcançam por se aumentar os preços. Leva à imposição de controles restritivos sobre a economia da parte de uma nação para proteger a sua própria riqueza às expensas das outras. Como uma doença, a ganância infesta a economia mundial com exploração e manipulação.

Outra força impelente na economia mundial é a ameaça de guerra. As nações querem fortalecer suas economias de modo que possam ter acesso a armamentos para assegurar ou defender sua soberania. Numa maciça corrida armamentista com a União Soviética, os Estados Unidos apresentaram um plano de cinco anos para elevar o orçamento de defesa de 162 bilhões para 343 bilhões de dólares. Tais custos espiralantes do empenho pela vantagem militar pode adicionalmente aleijar a economia de todos os países principais. Pode alguém esperar justiça e eqüidade de um sistema econômico que, em duas semanas, gasta em finalidades militares quantias que, segundo se diz, poderiam prover água potável e cuidados médicos básicos para toda população do mundo?

O problema básico, contudo, é governo. Conforme reconheceu a reunião de cúpula em Ottawa, “os assuntos econômicos refletem e afetam propósitos políticos mais amplos”. O primeiro-ministro japonês Suzuki tocou no ponto quando disse que o desafio enfrentado pelas nações ocidentais era demonstrar que suas instituições econômicas e políticas eram superiores às do Oriente.

Trazendo à atenção a Reunião de Ottawa, o presidente da conferência, o Primeiro-ministro Trudeau, disse à Câmara dos Comuns canadense: “Oitocentos milhões de pessoas vivem à margem da existência humana. Vivem em esmagadora privação, em desespero e num estado de crise permanente. O manejamento dessa crise é um teste tanto para a humanidade como para a credibilidade dos governos.” (O grifo foi acrescentado.)

O fato é que 6.000 anos não foram suficientes para produzir uma forma de governo fidedigna de entre a humanidade. A despeito de alguns avanços, a crise no seu todo piora, não melhora. É possível haver um tipo de governo fidedigno que pode remover a atual ineqüitativa ordem econômica, levada pela ganância e sua obsessão pela guerra?

Sim! O governo necessário é o reino celestial de Deus. Trará a esta terra soluções de longe superiores a qualquer coisa sonhada nos compêndios e teorias econômicas. O compêndio principal daquele governo, a Bíblia Sagrada, há muito apontou para os graves problemas econômicos a serem sentidos em nossa época. (Revelação 6:6) Mas ele vai além de mostrar o que está errado; pode levar você a sentir as bênçãos da única solução satisfatória.

Ajudará você a compreender por que apenas o reino de Deus pode garantir emprego para todos, ausência de inflação, distribuição justa da riqueza e segurança econômica. Mesmo agora ele transforma personalidades de modo a eliminar a ganância e desvia esforços produtivos de construir armamentos para empenhos pacíficos e eventualmente a segurança econômica. (Miquéias 4:1-4) Em vez de simplesmente criar uma nova ordem econômica, em breve removerá o inteiro sistema mundial — inclusive a economia injusta — e o substituirá por uma nova ordem justa. Apenas um governo sobre-humano pode realizar tal feito sobre-humano! — Daniel 2:44.

Nenhum comentário: