quarta-feira, 21 de abril de 2010

Alguns Métodos Práticos




Método dos envelopes de dinheiro: Neste sistema simples, marcam-se envelopes para cada setor em que haverá dispêndio: “Aluguel”, “Alimentos”, “Gasolina”, “Aquecimento”, etc. Se usar dinheiro vivo, colocará a quantia necessária para cobrir tal despesa no envelope respectivo. Assim, se algumas rendas forem semanais, mas o pagamento for mensal, ou até mesmo anual, colocará a soma necessária até aquela semana, de modo a dispor da quantia exigida quando chegar a hora de fazer o pagamento. Assim, no hemisfério setentrional, em julho, a pessoa estaria reservando os fundos para as contas com aquecimento de casa que terá no inverno seguinte. Isso certamente retira grande parte da ansiedade envolvida no pagamento de contas. E, lembre-se disto: Resista à tentação de “pedir emprestado” daquele envelope!

Método de cheques: Essencialmente, este é o mesmo que o método dos envelopes, exceto que deposita sua renda familiar num banco, de modo que o banco se torne os seus “envelopes”, e emitirá os cheques quando tiver de pagar as contas, da mesma forma que tiraria o dinheiro dos envelopes. Os benefícios adicionais do sistema de cheques são: (a) Poderá obter juros do seu dinheiro enquanto estiver no banco [na maioria dos países; no Brasil, isso seria numa “Caderneta de Poupança” ou outra aplicação financeira], que também poderá ajudá-lo a resguardar-se em parte das perdas causadas pela inflação, (b) é mais seguro do que manter grandes somas de dinheiro em casa, e (c) haverá menos tentação de “pedir emprestado” da conta para outras utilizações que não as propostas.

Por que não fazer do orçamento um assunto de interesse familiar? Quando se senta para calcular o custo, seria educativo para os filhos aprender mais sobre o valor do dinheiro e ver quanto está envolvido na criação deles. Isso ajudará a torná-los mais cônscios de desligarem as luzes, zelarem por suas roupas, não desperdiçarem alimentos — necessidades um tanto comuns na maioria das famílias, nestes dias.

Acima de tudo, não fique desanimado se seu primeiro orçamento não funcionar bem, ou logo ficar desatualizado. Os orçamentos, como programações de qualquer tipo, precisam de atualização e de ajustes, ao mudarem as circunstâncias. Faça os ajustes necessários. Com experiência, as coisas melhorarão. Poderá tirar benefício de considerar a tabela na página ao lado.

Conforme bem resume o livro Money Management (Como Manejar Seu Capital): “Fazer com que as contas batam não envolve ganhar mais ou gastar menos; trata-se simplesmente duma questão de igualar de antemão as receitas e as despesas, de forma que a vida possa ser mais agradável.” Sim, é uma questão de ‘cortar o casaco de acordo com a fazenda’ disponível.

Nenhum comentário: