domingo, 25 de abril de 2010

Quem Está Certo?



Sem dúvida, existe certa dose de verdade em ambos os lados. As seguradoras admitem que suas diretrizes quanto a investimentos na década passada realmente provocaram parte da crise atual. Ainda assim, insistem que os aumentos dos prêmios são seu único meio de sobrevivência na atual atmosfera de litígios.
Que dizer desta explosão de litígios? Será que existe mesmo, ou não? Enquanto ambos os lados atiram com perícia algumas estatísticas no rosto um do outro, para frisar seus pontos, a verdade parece estar situada a meio termo de ambos. Com justiça, não se pode negar que os americanos são o povo mais litigante do mundo. Em 1984, um de cada 17 americanos moveu um processo! Os americanos movem processos com 20 vezes mais freqüência que os nipônicos. Com efeito, ao passo que o Japão possui um advogado para cada 15.000 habitantes, os Estados Unidos possuem um para cada 375. Ainda assim, às vezes, as seguradoras inflacionam o quadro. Por exemplo, elas informam as indenizações, ordenadas por júris, em termos de indenização média. Basta apenas uma indenização enorme, ordenada por um júri, para distorcer esse quadro.
O único ponto em que ambos os lados conseguem concordar parece ser o de que a ganância humana é a raiz do problema. Mas, como a revista Time pergunta: “Ah, mas ganância de quem?” Os advogados denunciam a ganância da indústria de seguros. As seguradoras denunciam a ganância dos advogados e de uma sociedade que utiliza o sistema judiciário como se fosse uma loteria. Em certo grau, ambos parecem estar bastante certos. Isto dificilmente deveria ser surpresa; afinal de contas, a nossa sociedade moderna tornou-se saturada de ganância. Ela tem crescido ao ponto de enquadrar-se numa famosa descrição bíblica de nossa época. — 2 Timóteo 3:1-5.

Nenhum comentário: