segunda-feira, 26 de abril de 2010

Nações Pobres em Dificuldades

Quase todas as nações em desenvolvimento lutam contra uma montanha de débitos, especialmente as que importam petróleo. Suas dívidas externas são agora de cerca de US$ 170 bilhões, e aumentam rapidamente. Devem duas vezes mais do que deviam há apenas alguns anos atrás.
Business Week declarou que a dívida dessas nações “ultrapassa em muito sua capacidade de pagamento, por qualquer padrão normal”. A respeito de sua luta, Baxter, um serviço de consultoria econômica, noticia: “Já esticaram ao máximo sua capacidade de pagar o serviço de sua dívida, mas têm de aparecer com outras enormes somas este ano, e a cada ano depois disso. De onde virá o dinheiro? Sua tarefa parece desesperadora.”
O grau de suas dificuldades pode ser deduzido do seguinte comentário adicional de Baxter: “O dinheiro que presentemente tomam emprestado está sendo usado, não para os desesperadamente necessários aumentos de capital, mas para pagar as dívidas que presentemente vencem. Os eurobanqueiros estão participando deste jogo e continuam a conceder empréstimos. Mas, algum dia, alguém vai empacar, e empacar de vez. É somente uma questão de tempo.”
O sistema monetário mundial está intimamente vinculado. Assim, alguns economistas receiam que, se apenas alguns países ficassem falidos, o inteiro sistema poderia ir por água abaixo.

Nenhum comentário: