quinta-feira, 29 de abril de 2010

Guia de Termos Usados em Wall Street



  O que acontece em Wall Street pode parecer-lhe estranho, uma vez que o mundo financeiro tem sua linguagem própria. O que segue é uma breve amostra das palavras mais comuns de Wall Street.
◆ AÇÃO [Stock, em inglês]: Quando se compra um lote de ações duma empresa, compra-se realmente uma parte daquela empresa. Este é um dos modos como as empresas levantam dinheiro. Periodicamente, os acionistas podem receber pequena porcentagem dos lucros da empresa, o que se chama de dividendos.
◆ TÍTULOS/OBRIGAÇÕES [Bond, em inglês]: Outro modo de as empresas captarem recursos e tomar empréstimos por venderem títulos, obrigações ou debêntures. Quando a pessoa compra títulos duma empresa, está emprestando dinheiro a ela. A empresa paga pelo uso do seu dinheiro por meio de juros. Ações e títulos (obrigações) se enquadram no termo geral de valores mobiliários. Ao passo que os títulos e obrigações não aumentam de valor do mesmo modo que as ações às vezes o fazem, muitas vezes são considerados um investimento mais seguro. Uma exceção é o “junk bond”, uma obrigação oficialmente classificada como muito arriscada. A empresa que a lança tem muita probabilidade de tornar-se inadimplente, não lhe pagando o que concordou em pagar. As pessoas compram tais títulos porque os “junk bonds” pagam juros altos.
◆ BOLSA DE VALORES: Um leilão organizado, ou mercado, onde valores, tais como ações e títulos (obrigações), são comprados e vendidos. No pregão da bolsa, os corretores executam as ordens de compra e de venda de seus clientes, os investidores, e eles são pagos por meio de comissões.
◆ O “DOW”: Abreviatura de “Dow Jones Industrial Average” [Índice Industrial “Dow Jones”], é o indicador mais popular da saúde e do valor da Bolsa de Valores de Nova Iorque. Trata-se duma média baseada no valor corrente de 30 ações industriais. Quando as pessoas perguntam: “Como vai indo o mercado?”, a resposta comum é citar a posição do “Dow”.

Nenhum comentário: