quarta-feira, 21 de abril de 2010

Necessita de Uma?




Quer possua uma calculadora de bolso quer não, já é o único dono e usuário duma calculadora ou computador de muito maior capacidade. Qual? Ora, seu cérebro! É melhor do que qualquer computador feito pelo homem. Em The Brain Revolution (A Revolução do Cérebro; 1973), M. Ferguson escreveu: “Um computador suficientemente sofisticado para cuidar das funções das dez bilhões de células dum único cérebro cobriria mais do que a superfície da terra.”

Então, como é que uma minicalculadora se compara com seu cérebro? Bem, há muitos tipos de calculadoras de bolso no mercado. Algumas têm circuitos para resolver complicados problemas científicos e de engenharia. Mas, uma simples basicamente faz quatro coisas. Soma, subtrai, multiplica e divide. E seu cérebro? Com ele, já está equipado para fazer essas quatro operações, não está? Algumas calculadoras de baixo preço têm uma tecla de porcentagem. Todavia, calcular a porcentagem, tal como 14 por cento de US$ 15, simplesmente significa multiplicar US$ 15 por 0,14, que pode fazer sem uma calculadora. Também, algumas minicalculadoras dispõem de memória, de modo que possam registrar um algarismo, tal como um subtotal, enquanto realizam outros cálculos. No entanto, seu cérebro dispõe duma capacidade de memória muito mais ampla e mais flexível.

Assim, visto que já dispõe dum cérebro maravilhoso, significa isso que uma calculadora de bolso não é de real utilidade, que seria apenas um brinquedo ou desperdício de dinheiro? Para alguns, Sim. Simplesmente não precisam de uma. Ainda assim, uma calculadora eletrônica consegue fazer cálculos um tanto complicados com surpreendente velocidade e exatidão. Lembre-se do exemplo dos dois aparelhos de louça. Assim, se tiver muitos cálculos matemáticos a fazer, uma calculadora poderá poupar-lhe muito tempo. E, dependendo de quão inclinado é a cometer erros matemáticos, os resultados podem ser muito mais exatos.

Exemplificando: que dizer se enfrentasse este problema, que, embora pareça complexo, envolve apenas multiplicar e dividir:

13,08 x 0,09 x 184 x 7,96 =

8,386

Para calcular isso à mão teria de escrever cerca de 230 numerais, e levaria de cinco a dez minutos de escrita cansativa. (Gostaria de tentar fazê-lo em dez minutos? Mas, se cometer apenas um erro, e quem sabe quanto tempo levará!) Se calculasse isso, usando tábuas logarítmicas, poderia fazê-lo em menos de três minutos. Mas, com uma calculadora de bolso, poderia calcular isso em menos de trinta segundos! Assim, a calculadora eletrônica pode poupar muito tempo.

Nenhum comentário: