quarta-feira, 21 de abril de 2010

Os trabalhadores cujos salários apenas mantêm o mesmo passo que a inflação estão sendo prejudicados de dois modos.



A situação nos EUA demonstra o que pode acontecer com o passar dos anos por causa da inflação. O dólar que valia 100 centavos, em 1898, agora só vale 12 centavos.
No entanto, não aumentaram também os salários? Sim, aumentaram. E, para muitos trabalhadores, os aumentos salariais têm sido maiores do que a taxa de inflação, de modo que seu padrão de vida melhorou.
Isto não aconteceu com muitos outros trabalhadores, porém. Nos EUA, à guisa de exemplo, cerca de metade de todos os trabalhadores verificam que a inflação cresce mais rápido que seus salários, o que significa um declínio em seus padrões de vida
Ademais, muita gente pobre e pessoas com rendas fixas ficaram muito para trás. Observe apenas um exemplo disto, de um professor aposentado da cidade de Nova Iorque, que disse:
“Minha atual aposentadoria municipal anual, é de US$ 4.439 [uns Cr$ 222.000,00; abaixo do nível considerado de pobreza, nos EUA]. Termos dificuldade em ir vivendo, malgrado nossos esforços heróicos de economizar, estamos certos, não os surpreende.
“Não temos carro. Não temos casa própria. Alugamos o mesmo apartamento pequeno em que já moramos por mais de 35 anos. Não tiramos férias. Não viajamos. Não comemos fora. Só fazemos compras regulares nas liquidações, e somente das necessidades mais importantes.
“Não fumamos. Nunca tomamos muita bebida alcoólica — nem sequer uma cerveja ocasional. Não temos ido ao teatro, nem mesmo a um cinema da vizinhança, desde minha aposentadoria, há mais de 21 anos atrás.
“Não recebemos convidados. Não gastamos dinheiro com presentes para amigos ou parentes. Contentamo-nos com um ocasional cartão postal desejando-lhes tudo de bom nas ocasiões importantes. Não compramos mais regularmente um jornal.
“Eu e minha esposa já temos uns setenta e poucos anos. Nenhum dos dois goza de boa saúde nem é capaz de trabalhar fora.”
Os trabalhadores cujos salários apenas mantêm o mesmo passo que a inflação também são prejudicados. Por quê? Porque a inflação assola de dois modos. Não só os preços avolumantes reduzem o valor do dinheiro arduamente ganho, mas também os aumentos correspondentes de salários colocam os trabalhadores nas faixas mais altas de contribuintes, expondo-os a maiores cargas tributárias. O resultado é a perda líquida do poder aquisitivo.
Também, a inflação amiúde castiga as pessoas econômicas que depositam dinheiro em cadernetas de poupança. Em certo país, os juros pagos pelos bancos eram apenas a metade da taxa de inflação. Assim, no fim do ano, a conta bancária, inclusive os juros, valia menos do que no começo do ano. O que agravava as coisas era que os juros eram tributáveis.

Nenhum comentário: