quarta-feira, 21 de abril de 2010

Base Para o Crescimento



A fim de se lançar a base para o seu futuro crescimento industrial, a Venezuela tem, nos últimos dez anos, investido 6.000.000.000 de bolívares em estradas, pontes e projetos hidrelétricos. O país possui agora um dos melhores sistemas rodoviários de toda a América Latina — 17.600 quilômetros pavimentados. Superestradas cercam e atravessam Caracas, a capital, e partem em direção às cidades mais importantes.
A mais longa ponte de concreto protendido do mundo atravessa o Lago Maracaibo, que, diga-se de passagem, é o maior lago da América do Sul. Esta ponte liga Maracaibo, a segunda maior cidade, com o resto do país. Antes de 1962, tudo tinha de ser transportado em barcas através do lago ou por 320 quilômetros em redor, por sua margem meridional. Agora, rica área agrícola foi aberta, com acesso direto à Rodovia Pan-Americana.
No outro extremo do país, ao invés de ter de esperar numa fila comprida, quente e frustradora para a pequena barca, os choferes de caminhões podem agora rodar pela nova ponte bonita que atravessa o poderoso Orinoco, perto de Ciudad Bolívar, e guiar sem demora.
Prioridade especial tem sido dada à eletrificação do país, visto que o desenvolvimento econômico desejável exigia a duplicação da capacidade geradora a cada cinco anos. Durante os últimos dez anos, a energia elétrica disponível triplicou, e 1.500 cidades, povoados e vilas foram iluminados da forma moderna. Grandes usinas no poderoso Rio Caroní geram centenas de milhares de quilowatts. Com efeito, o potencial hidrelétrico é quase inesgotável. Em apenas alguns países africanos existe potencial superior, passível de exploração a menor custo.

Nenhum comentário: