segunda-feira, 26 de abril de 2010

Cidades em Dificuldades



Quase a mesma coisa acontece com vários governos municipais, estaduais e locais. Talvez o mais difundido de todos seja o caso da cidade de Nova Iorque, EUA. Suas dívidas atingiram cerca de US$ 13 bilhões. No ano passado, a cidade viu-se obrigada a cessar os pagamentos da dívida a curto prazo, embora os tribunais declarassem mais tarde que tal ação era ilegal.
Mas, Business Week disse em editorial: “Em realidade, as dificuldades da cidade de Nova Iorque são prenúncios dum problema maior. Toda grande cidade dos E. U. irá enfrentar grave aflição financeira nos próximos três a cinco anos.”
Uma cidade após outra mergulha, deveras, cada vez mais em dívidas. Seus impostos simplesmente não bastam para financiar as coisas que fazem. Por exemplo, os gastos da capital daquela nação, Washington, D.C., desde a década de 60 aumentaram cerca de 15% ao ano, mas os impostos só aumentaram cerca de 6 por cento.
O Japão revela que 39 das 47 prefeituras, ou estados, do país, apresentariam déficits. Duas cidades já declararam falência. A revista U. S. News & World Report calculava que “cerca de 100 das 643 cidades do Japão terão déficits, aumentando das 53 há dois anos atrás”. Muitas cidades em outros países verificam que aumentam similares pressões das dívidas.

Nenhum comentário: