quarta-feira, 21 de abril de 2010

Sente-se e Calcule

Sentar-se e elaborar um orçamento não precisa ser uma experiência desagradável. Encare-o de forma positiva, como Mike: “Um plano de gastos.” Claude fala disso como “projeção de saída de dinheiro”. Um orçamento é seu mapa de distribuição de renda. Com ele, verifique: (1) para onde vão seus fundos adquiridos com muito suor. (2) para onde não precisam ir, e (3) para onde uma parte, talvez, deveria ir. Notará que tal manejo sensato de recursos não tira realmente o prazer da vida. Pelo contrário, como se expressou Mike: “A família pode obter felicidade e contentamento por não ter preocupações financeiras.” Assim, não se considere um sovina — encare a si mesmo como administrador dos fundos familiares!

Depois de sentar-se, por onde deve começar? Primeiro, aliste sua renda mensal média. (A maioria verificou que é mais fácil trabalhar com a base mensal.) Para isto, some todos os vencimentos de todos os assalariados de sua família: os salários, os juros, as devoluções do imposto de renda e outras fontes de recursos. Subtraia quaisquer deduções feitas pelo pagamento adiantado de impostos (ou impostos recolhidos na fonte) e outras de fins similares. Caso tenha qualquer renda semanal, multiplique-a por quatro e um terço. Isso lhe fornecerá um total mensal aproximado. Agora some tudo. Isso é o que pode gastar cada mês — não mais!

Em seguida, some todas as contas a pagar: aluguel ou prestação habitacional, luz e aquecimento, telefone, etc. Visto que a maioria destas contas devem ser pagas todo mês, pode ver o valor de calcular sua renda numa base mensal. Lembre-se de incluir itens tais como alimentos, bebidas, jornais, e outras coisas que precisa comprar a dinheiro, cada semana. Então, será que somou tudo? Que dizer das despesas médias com roupas? viagens e férias? diversão? consertos e manutenção da casa? lavagem de roupa a seco? Estes são itens amiúde despercebidos.

Há certas contas que só são pagas anualmente, tais como certos impostos, licenciamento e seguro do carro. Divida-os por 12 para ter uma média mensal. A esta altura, qual é o total de suas despesas mensais?

Nenhum comentário: