terça-feira, 20 de abril de 2010

Estará prestes a haver um colapso econômico?



EM MARÇO de 1968, o sistema econômico do mundo ocidental parecia encontrar-se à beira do colapso. Suas bases foram seriamente abaladas pela pior crise financeira desde 1931. O ouro era comprado febrilmente nos mercados mundiais de ouro em Londres, Paris e Zurique porque as pessoas perdiam fé na solidez dos papéis-moedas, tais como a libra esterlina e o dólar estadunidense. O ouro fluía das reservas financeiras dos governos ocidentais em ritmo atemorizante. Foi apenas graças às rápidas medidas de emergência tomadas pelos governos ocidentais que se evitaram graves conseqüências.
Daí, em novembro de 1968, e também em março de 1969, o sistema econômico de novo ficou abalado, à medida que se exercia pressão especulativa sobre o franco francês. Parecia que o franco tinha de ser desvalorizado. As pessoas começaram a trocá-lo por ouro e outras moedas, submetendo-o à severa pressão. Alguns temiam que, se o franco fosse desvalorizado substancialmente, a pressão então ficaria sobre a libra esterlina e, daí, sobre o dólar. Se estes fossem desvalorizados, em especial o dólar, então o vacilante sistema econômico mui provavelmente ficaria em caos, pensavam eles. Há base sólida para seus temores.
O dinheiro só tem valor enquanto as pessoas tiverem fé no governo que o imprime. Mas, se nutrirem dúvidas quanto à habilidade de o governo permanecer economicamente sólido ou de continuar a existir, será que aceitarão o dinheiro dele em troca de bens e serviços? Não é muito provável. Houve alguns turistas estadunidenses no ano de 1968 que ficaram abalados quando tiveram dificuldades em encontrar alguém que cambiasse seus cheques de viagem. Isto se devia à desconfiança na solidez do dólar.
Quando nota a instabilidade do atual sistema econômico e quão rapidamente as pessoas podem perder a fé no papel-moeda, não vê que há bons motivos para se temer que o sistema econômico entre em colapso devido à sua própria fraqueza? Mas, será que esta possibilidade significa que necessariamente isto tem de ocorrer? Não; todavia, há algo que virá na certa, e fará com que todas as moedas nacionais se tornem sem valor. Trata-se da terminação dos governos, de cuja existência depende o valor de tais moedas. Para algumas pessoas, tal coisa talvez pareça altamente improvável, mas, todavia, é o que a Bíblia prediz.
Há muito, a profecia bíblica predisse que “o Deus do céu estabelecerá um reino que jamais será arruinado. . . . Esmiuçará e porá termo a todos estes reinos, e ele mesmo ficará estabelecido por tempo indefinido”. (Dan. 2:44) A Palavra de Deus é verídica; Ele não mente. Quando este governo de Deus trouxer a ruína de todos os governos humanos, não significará isso o colapso total do sistema econômico atual? Não significará que as moedas nacionais de tais governos não terão mais valor? Como poderiam tais moedas continuar a ter qualquer poder aquisitivo quando não mais existem os governos que as lançaram?
Até mesmo o ouro que algumas pessoas acumulam para proteger sua riqueza da perda total, por causa do valor inseguro das moedas nacionais, não as salvará.
Sob inspiração, o profeta Ezequiel predisse que as riquezas do povo de Judá não teriam qualquer valor no dia de sua calamidade, que sobreveio àquele reino em 607 A. E. C. Seu ouro e sua prata que eram usados quais dinheiro se tornaram sem valor para ele, como predisse o profeta. “A própria prata deles lançarão nas ruas e o próprio ouro deles tornar-se-á uma coisa abominável. Nem a sua prata nem o seu ouro poderá livrá-los no dia da fúria de Jeová.” (Eze. 7:19) O que se disse sobre eles pode, semelhantemente, ser dito a respeito dos que, atualmente, depositam sua confiança no dinheiro, quer o dinheiro seja de ouro ou de prata ou papéis-moedas. Tal dinheiro não os salvará quando o reino de Deus trouxer a ruína dos governos políticos de nossos dias.
Os sobreviventes do colapso de tais governos serão os que amam a justiça e que colocam sua confiança no reino de Deus, antes que nos sistemas políticos do mundo, e no dinheiro usado por tais governos. Em virtude de que o dinheiro atual não terá mais valor como meio de troca, não se deve concluir que tais sobreviventes se verão privados das necessidades da vida. Assim como Deus provê agora para os que confiam nele e os preservara através do fim dos governos políticos, assim também se pode contar com Ele para prover as necessidades dos sobreviventes.
Certa vez, Jesus Cristo relembrou a seus seguidores de que seu Criador provê para os lírios e as aves, e pode-se contar com Ele para prover-lhes as necessidades. Passou a dizer-lhes: “Portanto, nunca estejais ansiosos, dizendo: ‘Que havemos de comer? ou: ‘Que havemos de beber?’ ou: ‘Que havemos de vestir?’ Porque todas essas são as coisas pelas quais se empenham avidamente as nações. Pois o vosso Pai celestial sabe que necessitais de todas essas coisas. Persisti, pois, em buscar primeiro o reino e a Sua justiça, e todas estas outras coisas vos serão acrescentadas.” — Mat. 6:31-33.
Aproxima-se rapidamente o tempo para o reino de Deus trazer ruína sobre os governos políticos e fazer com que entre em colapso seu sistema econômico. Agora é o tempo para se fazer o que Jesus disse: Buscar primeiro o reino de Deus e a Sua justiça. Não é tempo para se buscar a segurança financeira por se acumular o ouro, a prata, as pedras preciosas, ou até mesmo imóveis. Não lhe podem dar mais segurança do que o papel-moeda quando o reino de Deus passar a agir contra os governos políticos do mundo e os que confiam neles.
Dê ouvidos ao conselho dado na Bíblia, em 1 Timóteo 6:8: “Assim, tendo sustento e com que nos cobrir, estaremos contentes com estas coisas.” É melhor buscar as riquezas espirituais por aumentarmos o nosso conhecimento e nossa fé em nosso Criador e em Sua Palavra profética. Usar tais riquezas espirituais para ajudar outros a transformar suas vidas para o melhor e para ter esperança, pode trazer resultados que são muito mais recompensadores e duradouros do que as inseguras riquezas materiais.

Nenhum comentário: