quarta-feira, 21 de abril de 2010

Usos Diários




O tipo de cálculos matemáticos que usa pode ser bem menor que esse problema, e mais parecido ao da louça. Assim, vejamos como as calculadoras de bolso são usadas para simplificar os problemas diários.

Alguns proprietários verificam que são valiosas para fazer suas compras na venda. (Muitos maridos talvez verifiquem que fazer compras é uma tarefa mais fácil se, com calculadora na mão, fossem “Auxiliares de Compras, Encarregados dos Cálculos.”) Ao selecionar cada item, dê entrada nele na calculadora. Desse modo, terá um total progressivo de quanto está gastando. (Pode dar-se ao luxo de uma lata grande de café?) E, visto que todos os humanos cometem erros, inclusive as caixas de supermercado, com sua calculadora poderá verificar a nota. Com efeito, se der de encontro a uma caixa inclinada a “insuflar” sua conta, simplesmente ver a calculadora em sua mão poderá movê-la para a vereda da honestidade!

Outro caso comum é em fixar o preço unitário ou em fazer-se uma comparação de preços para ver qual é a melhor compra. Por exemplo, deseja obter alguns biscoitos crackers. São vendidos em pacotes de dois tamanhos. O de 454 gramas custa 77 centavos de dólar. Mas, o de 198 gramas está à venda, dois pacotes por 65 centavos de dólar. Isso não é problema para a calculadora de bolso. Dividindo 77 centavos por 16, nota que os crackers no pacote grande custam 4,80 centavos a onça (c. 0,17 a grama), ao passo que os nos dois pacotes custam 4,60 centavos a onça (0,16 a grama). Mas, e se, até surgir o problema dos crackers, estivesse fazendo a soma de suas compras? Se sua calculadora dispõe duma tecla de memória independente, poderá colocar na memória a conta até aquele ponto, em seguida calcular que crackers comprar, e então adicionar o custo dos crackers ao total que estocou na memória.

Um problema financeiro de diferente sorte se apresenta quando viaja em países estrangeiros. Já olhou alguma vez uma etiqueta de preço que dizia “63 francos”, “128 pesos”, “19 xelins” ou algo assim? Talvez tenha pensado, “Gostaria de saber quanto isso custa em meu dinheiro.” Uma calculadora eletrônica poderia vir em sua ajuda. Como?

Muitas calculadoras permitem que registre um algarismo como constante. (Algumas têm até uma tecla especial para isso, marcada “K”.) Isso lhe permite usar repetidamente o mesmo algarismo para multiplicar, dividir, somar ou subtrair. Assim, uma vez tenha determinado a taxa de câmbio, poderá registrá-la como constante. Em seguida, coloque o preço, conforme fornecido, em pesos, dólares, marcos, francos, libras ou seja qual for a moeda estrangeira. Daí, use a constante para converter isso a um preço que possa facilmente entender, na moeda que usa em casa.

Costuma cozinhar? Então poderá enfrentar diferente problema de conversão. Sua vizinha talvez tenha excelente receita para strogonoff de carne de vaca. Deseja fazê-lo quando seus parentes a visitarem. Mas, a receita é para seis pessoas, e está esperando quatorze. É fácil. Tudo que precisa fazer é descobrir em quanto aumentar a quantidade de cada ingrediente. Em sua calculadora, divide o número de convivas (14) pelo de pessoas da receita (6). Assim, seu multiplicador é 2.3. Agora a receita. Ela pede um quilo ou 1.000 gramas de carne de vaca. Aplicando seu multiplicador, verificará que precisará de 2,300 quilos de carne. Uma colher de chá (5 mililitros) de mostarda facilmente se converte em 2,3 colheres de chá (11,5 mililitros). E assim por diante. Quem é que quer strogonoff?

Nenhum comentário: