segunda-feira, 19 de abril de 2010

Quão seguros são os bancos?



“Em nossa opinião, é apenas uma questão de tempo — um tempo relativamente curto — até haver uma corrida geral aos bancos e ocorrer o virtual fechamento de todos os bancos.” — When Your Bank Fails, de Dennis Turner.

“O sistema bancário é inteiramente seguro. Dispomos dos mecanismos para cuidar de quaisquer problemas, grandes ou pequenos, que possam surgir.” — William Isaac, ex-presidente da Seguradora Federal de Depósitos, dos EUA, citado na revista U.S.News & World Report.

POUCAS pessoas ainda guardam dinheiro debaixo do colchão. Além do perigo de perda, devido a incêndio ou roubo, o dinheiro assim guardado fica parado. Não rende, e, com toda probabilidade, diminuirá de valor, devido à inflação ou à desvalorização da moeda.

Para que uma pessoa aumente sua poupança, o dinheiro tem de ser utilizado. O meio mais amplamente aceito e usado — tanto por uma questão de segurança como para se obter lucro — são os bancos. Mas, quão seguros são? Conforme demonstrado pelas citações anteriores, existem conceitos amplamente divergentes.

Nenhum comentário: