quinta-feira, 29 de abril de 2010

Frenesi de Absorções



Muitas pessoas acham preocupante, também, o fato de que os peixes grandes e os médios se envolvessem num frenesi de absorções nos últimos anos, devorando-se uns aos outros em absorções hostis de empresas, e naquilo que, em inglês, chama-se leveraged buyout [compras de empresas para obter o poder decisório, envolvendo vultosos endividamentos, mas que permitem amplos lucros]. “As pessoas estão comprando empresas hoje do mesmo modo que costumavam comprar ações”, disse um aposentado banqueiro de investimentos, entrevistado por Despertai!.
A leveraged buyout, ou LBO, é muito popular em Wall Street. Uma empresa utiliza a leverage (quantias maciças de dinheiro tomado emprestado, que ela conseguiu levantar por meio de, por exemplo, vender obrigações de alto risco, mas de grande lucratividade) a fim de “comprar” outra empresa, mediante a adquisição das ações em poder dos demais acionistas desta empresa. Uma vez o predador tenha adquirido sua presa, ele a retalha e vende os pedaços para poder pagar toda aquela dívida. Assim, o predador pode acabar sendo dono, sem gastar nada, daquilo que sobra! Por vender obrigações de alto risco, empresas pequenas conseguem dar-se ao luxo de devorar algumas grandes, como se pequenos barrigudinhos tragassem tubarões.
As absorções rendem quantias quase que inimagináveis para os bancos, advogados e empresários que montam juntos tais esquemas. Em uma gigantesca LBO, em fins de 1988, somente as comissões pagas aos bancos e aos consultores foram de quase US$ 1 bilhão. Alguns homens que se tornaram famosos como predadores embolsaram centenas de milhões de dólares em poucos anos. Não foram poucos os que tiveram dificuldades com a lei.

Nenhum comentário: