quarta-feira, 21 de abril de 2010

Quais as Desvantagens?




Como seria de esperar, uma calculadora eletrônica não apresenta só vantagens. Há desvantagens, e é sábio que as considere. Por um lado, ter uma calculadora irá envolver algum dinheiro, tempo e atenção. Quanto a usará? Em seu caso, as poucas ocasiões em que realmente será de ajuda possuir uma calculadora talvez não justifiquem o custo, mesmo com os recentes preços baixos. Deseja investir dinheiro em algo de que talvez não precise, ou que talvez seja apenas um brinquedo por alguns dias?

Também, talvez leve algum tempo para aprender a usar uma calculadora. Terá de pensar nos consertos, caso apresente defeitos. E o que dizer da obtenção de pilhas para ela, periodicamente, se for do tipo que as exija? São boas perguntas a considerar.

Outra coisa: como a posse duma calculadora eletrônica influirá em sua presente capacidade de fazer cálculos matemáticos? Certo senhor de Ilinóis habituou-se a usar a dele até mesmo para simples somas ou multiplicações de alguns números. Mais tarde, comentou: ‘Quando tinha de calcular algo sem minha calculadora, verificava que era muito mais lento do que antes. Era difícil fazer cálculos simples, coisas que eu aprendera quando criança e antes conseguia fazer facilmente.’ Assim, decidiu usar sua calculadora eletrônica apenas quando enfrentasse longos e tediosos cálculos matemáticos, tais como somar colunas de números, quando calculasse porcentagens ou médias, ou quando eram vitais a velocidade e a exatidão.

Nenhum comentário: