segunda-feira, 19 de abril de 2010

Pense bem antes de se mudar!

  O sistema tributário varia de um país para outro. De fato, o imposto de renda local pode variar drasticamente no mesmo país. Vale a pena cogitar a mudança para um lugar em que as alíquotas dos impostos sejam mais baixas? Talvez, mas você deve pensar bem antes de se mudar.

  Por exemplo, um artigo na OECD Observer alerta aos leitores que, além da alíquota básica do imposto de renda, outros fatores precisam ser levados em conta. Diz: “O valor real do imposto que cada contribuinte paga reflete também o impacto de diversas deduções.” Considere o caso de alguns países que possuem uma alíquota baixa de imposto de renda, mas oferecem “pouco em termos de deduções e isenções básicas”. No fim das contas, a pessoa pode acabar pagando mais do que se estivesse em um país com alíquotas mais altas, que oferece mais isenções e deduções de impostos.

  Nos Estados Unidos, há quem pense em se mudar para Estados que não cobram o imposto de renda estadual. Mas será que isso é realmente vantajoso? Não, de acordo com a revista Kiplinger’s Personal Finance, que diz: “Em alguns casos, nossa pesquisa demonstra que os Estados que não cobram imposto de renda compensam a diferença com alíquotas mais altas nos impostos sobre imóveis, sobre o consumo e outros.”

Nenhum comentário: