segunda-feira, 19 de abril de 2010

Pagadores, sonegadores e os que se esquivam de pagar




A maioria das pessoas reconhece, mesmo a contragosto, os benefícios dos impostos à comunidade em que vivem. O chefe da Receita Federal britânica explicou certa vez: “Ninguém gosta de pagar o imposto de renda, mas poucos alegam que ficariam melhor sem ele.” Estima-se que 90% da população dos Estados Unidos pague seus impostos devidamente. Uma autoridade da receita admitiu: “Grande parte da inadimplência ocorre em virtude da complexidade da lei e dos procedimentos, e não por causa da sonegação intencional.”

Mesmo assim, muitos encontram maneiras de evitar o pagamento de certos impostos. Por exemplo, considere o que um artigo da revista U.S.News & World Report disse a respeito do imposto de renda de pessoas jurídicas: “Muitas firmas esquivam-se do pagamento de grande parte dos impostos devidos — e às vezes de todos os impostos — por meio de deduções e manobras contábeis.” Dando um exemplo de um esquema engenhoso, o artigo continua: “Uma empresa dos EUA abre uma firma em um paraíso fiscal no exterior. Depois transforma seu negócio nos EUA em subsidiário da firma estrangeira.” A empresa fica assim isenta de pagar os impostos dos EUA — que podem chegar a 35% — mesmo que a “sede [no exterior] não passe de um arquivo e uma caixa de correio”.

E há também quem sonega por completo os impostos. Relata-se que a evasão fiscal é encarada como “esporte nacional” em certo país da Europa. De acordo com uma pesquisa nos Estados Unidos, apenas 58% dos homens entre 25 e 29 anos de idade acreditavam ser errado não declarar toda a renda. Os pesquisadores admitem: “O relatório não revela um alto nível de ética e moral em nossa sociedade.” Calcula-se que a sonegação fiscal no México seja cerca de 35%.

De modo geral, porém, as pessoas reconhecem a necessidade de haver impostos e não se importam em pagar honestamente sua parte. No entanto, o famoso provérbio atribuído a Tibério César parece ser verdade: “O bom pastor deve apenas tosquiar o rebanho, não esfolá-lo.” Se você acha que é vítima de um sistema tributário aparentemente opressivo, injusto e complexo demais, como deveria encarar o pagamento dos impostos?

Nenhum comentário: