segunda-feira, 19 de abril de 2010

Dicas para fazer a declaração do imposto de renda

  Para muitos de nós, fazer a declaração do imposto de renda é uma obrigação estressante, um estorvo. Para facilitar a tarefa, Despertai! pediu a um tributarista algumas sugestões práticas.

“Informe-se bem. Isso é essencial, porque a legislação tributária pode ser complicada e o desconhecimento da lei quase nunca é aceito como justificativa válida para a inadimplência. Embora o contribuinte talvez encare os funcionários da receita como inimigos, muitas vezes eles podem fornecer instruções simples e exatas sobre como lidar com questões tributárias. As autoridades do fisco preferem que você preencha corretamente sua declaração, já de início. Não querem processá-lo por inadimplência.

“Se suas finanças forem complicadas, procure um consultor tributário. Mas tome cuidado! Ao passo que existem diversos profissionais que trabalham honestamente nos seus melhores interesses, há muitos que não o fazem. Peça recomendação a um amigo de confiança ou comerciante conhecido e verifique as credenciais do consultor.

“Não demore. As multas pelo atraso na entrega de declarações podem ser altas.

“Mantenha os registros em ordem. Qualquer que seja o sistema de escrituração usado, mantenha-o atualizado. Assim haverá menos trabalho na hora de preencher as declarações. Você também estará mais bem preparado para uma auditoria.

“Seja honesto. Talvez você se sinta tentado a burlar um pouco as regras ou distorcer a interpretação delas. Mas os fiscais da receita têm muitos meios engenhosos de detectar pedidos de dedução fraudulentos. É sempre melhor ser honesto.

“Comprometa-se. Mesmo que você contrate um consultor tributário para preparar sua declaração, a responsabilidade ainda será sua se ele enviar informações incorretas à receita. Sendo assim, certifique-se de que seu representante aja conforme sua orientação.”

Nenhum comentário: