segunda-feira, 19 de abril de 2010

Convém investir em ações?




“Um número recorde de pessoas está investindo na bolsa.” — Newsweek, 5 de julho de 1999.

O PREGÃO de uma bolsa de valores tradicional mais parece um mercado caótico. Empregam-se gestos misteriosos (para o leigo), mensagens codificadas em painéis eletrônicos são atualizadas em ritmo acelerado e cada operador procura falar mais alto do que os demais para ser ouvido em meio à agitação.

Mas hoje muitos que não entendiam nada de bolsa de valores estão investindo em ações. Qual a explicação? Uma das razões é que a Internet permitiu aos investidores acessar rapidamente notícias financeiras, conselhos sobre investimentos e corretoras de valores. Paul Farrell, editor-chefe do Wall Street News, escreve: “Para [o investidor], investir via ciberespaço é a nova fronteira, a nova corrida do ouro, a liberdade de ter autonomia, com a oportunidade de se tornar financeiramente independente trabalhando em casa.”

Por outro lado, alguns consultores financeiros ficam alarmados com a ânsia de muitos de investir num mercado que talvez não conheçam bem. Certo corretor de investimentos com mais de 38 anos de experiência no mercado de títulos disse à Despertai!: “Cada vez mais pessoas estão comprando ações como especuladores, não como investidores. Alguns talvez chamem isso de investimento, mas eles não sabem nada sobre a empresa [cujas ações] estão comprando e vendendo.”

Que fatores deve pesar antes de investir seu dinheiro? Visto que a negociação de ações envolve certa medida de risco, pode-se classificá-la como jogatina? Antes de mais nada, consideremos como funciona o mercado de ações.

Nenhum comentário: