segunda-feira, 19 de abril de 2010

Comprando um ‘pedaço do bolo’




As empresas precisam de capital, ou dinheiro investido, para operar. Quando uma empresa prospera e precisa de um grande capital, a direção talvez decida lançar suas ações no mercado. Certo guia explicativo do mercado de ações ilustra isso da seguinte forma: “As ações são como pedaços do bolo corporativo. Quando você compra ações, ou títulos, você se torna dono de uma fatia da empresa.”

Numa feira, compradores e vendedores fazem transações. De forma similar, a bolsa de valores é uma feira para os que compram e vendem ações. Antes da existência da bolsa de valores, as ações eram negociadas pelos corretores nos cafés e nas calçadas. A Bolsa de Valores de Nova York começou debaixo de um pé de plátano, na Wall Street, 68. Hoje existem bolsas de valores em muitos países. Em qualquer dia da semana, a qualquer hora, existe uma bolsa funcionando em algum lugar do mundo.

Para negociar ações, um investidor em geral abre uma conta com uma corretora e emite uma ordem. Hoje as ordens de compra ou venda de ações podem ser feitas por telefone, via Internet ou pessoalmente. A corretora então precisa executar a ordem do cliente. Se a ação for negociada num pregão tradicional, a corretora manda um de seus operadores comprar ou vender ações para o seu cliente. Em anos recentes algumas bolsas adotaram um sistema de negociação totalmente eletrônico, onde as transações podem ser feitas segundos depois de se emitir uma ordem a uma corretora. As negociações são então registradas num painel eletrônico que atualiza as cotações — preços correntes e detalhes de negociações.

O preço de compra ou venda de ações em geral é determinado pelo pregão. Novidades nos negócios, a rentabilidade e as perspectivas de uma empresa podem influenciar o preço das ações. Os investidores esperam comprar ações a um preço baixo e vendê-las com lucro depois de sua valorização. Uma parte dos lucros da empresa pode também ser dividida entre os acionistas como dividendos. Algumas pessoas compram ações como investimento de longo prazo; outras negociam ações regularmente, esperando lucrar com os grandes aumentos que podem ocorrer em pouco tempo.

Embora a negociação de ações tenha sido feita tradicionalmente por telefone, a negociação on-line (a compra e venda de ações pela Internet) tem ficado cada vez mais popular. O jornal The Financial Post diz que o número das negociações on-line nos Estados Unidos “aumentou de cerca de 100.000 por dia em 1996 para quase 500.000 em fins de junho [de 1999] com quase 16% de todas as negociações nos Estados Unidos sendo feitas eletronicamente”. Na Suécia cerca de 20% de todas as negociações de ações em 1999 foram feitas pela Internet.

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