domingo, 18 de abril de 2010

“Uma aposta de alto risco”




Bancos e supermercados já começaram a mudar para o euro, abrindo contas em euro e afixando o valor em euro ao lado dos preços nas moedas locais. O objetivo é tornar a mudança no ano 2002 a mais suave possível. Uma popular revista francesa distribuiu mais de 200.000 calculadoras programadas para converter francos franceses em euros, e vice-versa.

O euro algum dia rivalizará em poder com o dólar? Muitos acham que depois que ele ganhar aceitação, os Estados Unidos não mais terão um acesso tão fácil às economias mundiais. Predizem que o euro se tornará uma moeda de reserva global ao lado do dólar. Jill Considine, da Associação da Câmara de Compensação de Cheques de Nova York, diz: “Haverá um novo cenário de competição.”

Qual será o futuro do euro? O editor alemão Josef Joffe chama a moeda única de “colossal cara-ou-coroa da Europa” e “uma aposta de alto risco”. E acrescenta: “Se falhar, pode arruinar muito do que a Europa conseguiu realizar nos últimos 50 anos.” O ministro das finanças francês fez eco aos sentimentos de muitos europeus ao dizer: “Há muito otimismo e muito medo.”

Nenhum comentário: