domingo, 18 de abril de 2010

A recuperação econômica do México: até que ponto teve êxito?

DO CORRESPONDENTE DE DESPERTAI! NO MÉXICO

NO MUNDO todo, muitas nações lutam contra a inflação alta, a desvalorização da moeda, a instabilidade e a ansiedade pública. Na Rússia, junto com as mudanças que vêm ocorrendo nos últimos dois anos, os problemas econômicos parecem estar se agravando. Os Estados Unidos, embora considerados a nação mais rica do mundo, estão tentando recuperar-se de uma recessão. O rápido desenvolvimento do Japão tem desacelerado, e os japoneses estão sendo mais cautelosos com suas finanças. Na América Latina, os problemas econômicos já fazem parte da vida.

Nesse contexto, talvez seja surpreendente ler declarações sobre a recuperação econômica do México. O presidente do México, Carlos Salinas de Gortari, disse: “Reduzimos a inflação de quase 200% em 1987 para um nível que já chegou a 10% e continua a cair.” Em seu discurso à Associação de Política Estrangeira, em Nova York, ele disse ainda: “Desde 1989, treze milhões de mexicanos passaram a beneficiar-se da energia elétrica, onze milhões do abastecimento de água potável e oito milhões e meio do sistema de esgotos.”

Por isso, talvez surjam perguntas. O que está envolvido nessa recuperação? Será que o povo mexicano está melhorando seu padrão de vida?

Nenhum comentário: