segunda-feira, 19 de abril de 2010

Preocupadas as Autoridades




No que tange à taxa inflacionária, disse U. S. News & World Report: “Em um quarto de século . . . os preços não subiram tão rápido, por tanto tempo.” E adicionou o Times de Nova Iorque:

“Se os consumidores estadunidenses se irritam por causa de uma taxa inflacionária de 8 por cento, considerem só os japoneses. . . . os preços correntes do atacado no Japão subiram 16 por cento, e, os preços para os consumidores, 13 por cento, acima dos níveis do ano passado. . . .

“A taxa da América do Sul excedeu em muito os 100 por cento em alguns países. No Peru relativamente estável, os preços têm aumentado cerca de 12 por cento ao ano, nos últimos dois anos.”

Em agosto de 1973, os preços nos Estados Unidos saltaram com a maior rapidez dos últimos vinte e seis anos. Visto que os Estados Unidos constituem o principal alicerce do sistema econômico do mundo ocidental, as autoridades em todo o mundo ficaram muito preocupadas com as conseqüências de tal inflação.

Os estragos que a inflação mundial tem causado movem o dirigente do Banco de Zâmbia, África, a chamar de “sombrio” o futuro dos sistemas monetários do mundo. Também, o Daily nigeriano, observando o caos da economia mundial, instou com as nações africanas ‘a estabelecer seu próprio sistema de intercâmbio monetário, a fim de eliminar as perdas resultantes da crise financeira mundial’.

Por que grassa tamanha inflação mundial agora? Há várias razões para esta situação complicadíssima. Mas, como escreveu o economista Milton Friedman em Newsweek recentemente, algumas das razões são: “Criação excessiva de dinheiro, gastos excessivos pelo governo”, e excessiva intervenção governamental. Muitas nações gastam agora mais do que ganham. Para financiar coisas tais como o enorme custo dos armamentos e para travar guerras, para os serviços públicos e outras coisas que desejam fazer, contraem constantemente dívidas. Para pagar suas contas, têm de pedir dinheiro emprestado ou criá-lo em suas máquinas de imprimir. Em aditamento, o público em geral também se empenha em fazer empréstimos a valer. Mas, o efeito de toda essa dinheirama à procura de bens e de serviços é que os preços se elevam.

Qual é a cura para tal situação? É de interesse examinarmos o que afirmam agora cada vez maior número de autoridades.

Nenhum comentário: