segunda-feira, 19 de abril de 2010

Vantagens e Desvantagens

Cada um dos quatro sistemas tem certas vantagens e desvantagens. Por exemplo, embora o sistema de envelopes seja simples, para que dê realmente certo terá de ser honesta com si própria. Talvez retire Cr$ 10,00 dum envelope para gastar em certa categoria. Talvez gaste realmente Cr$ 7,50. Se há de obter resumos significativos, daí os Cr$ 2,50 restantes devem ser devolvidos ao envelope, ou, se forem gastos em outra coisa, uma anotação deve ser feita da transferência de um envelope para o outro.

Também, talvez retire dinheiro de dois envelopes e lhe sobre troco de ambas as categorias de despesas. O troco talvez fique misturado e então talvez não saiba quanto cabe a cada categoria. Neste caso, verificará que guardar suas notas de despesa a ajudará a descobrir o total gasto sob cada categoria.

Quanto ao sistema de “pregos”, nem sempre se obtêm recibos para os pagamentos. Na ocasião do pagamento talvez não disponha de lápis e papel às mãos para fazer uma anotação, e talvez se esqueça dessa despesa. Em tais casos, um caderninho de anotações poderia ser levado, de modo a manter tais informações.

O sistema de contas de cheques é bom, mas os bancos talvez cobrem serviços para certas transações. Isto poderia tornar-se custoso, se muitos cheques forem emitidos cada mês.

O registro pormenorizado das despesas só será bem sucedido se desejar manter registros. O trabalho envolvido não é realmente difícil mas, para ter êxito, precisará desenvolver o bom hábito de registrar prontamente as despesas. Se deixar passar alguns dias antes de anotar as informações, talvez tente lembrar-se do que aconteceu e verificará que dependerá de palpites.

Assim, tais sistemas têm seus prós e seus contras. Escolha um que se adapte a seu temperamento e às suas circunstâncias. Crie bons hábitos de manter registro das despesas.

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