segunda-feira, 19 de abril de 2010

A nova economia: repercussões no país

Já por alguns anos há no México um acordo entre empregadores, indústrias e o setor bancário para tentar controlar os preços. Os sindicatos trabalhistas também concordaram em não exigir salários mais altos. Essa é uma maneira de controlar a inflação. Mas qual tem sido a eficácia desse controle? Algumas pessoas acham que os preços têm aumentado, apesar de se exercer controle sobre o aumento dos salários. Embora a inflação, segundo dados oficiais, tenha ficado abaixo de 10% em 1993, o povo, incluindo donas-de-casa, achava que dia após dia comprava menos com a mesma quantia. A revista londrina The Economist resumiu a situação: “A festa deu lugar à sesta.”

Isso leva à pergunta: será que a melhora da situação econômica promoveu verdadeiro progresso na sociedade mexicana? Infelizmente, a pobreza segue em disparada. Comenta-se que em muitos lugares o salário mínimo, que mal ultrapassa 150 dólares, torna impossível que os trabalhadores evitem a pobreza. Em alguns Estados mexicanos, o salário mínimo é menor ainda. Um trabalhador ou pedreiro mediano talvez ganhe o equivalente a 200 ou 300 dólares por mês, o que lhe torna muito difícil sustentar a família. Segundo um estudo recente, “dos 91,9% da população do México que vivem na pobreza, uns 30,1% vivem em extrema pobreza”. — Jornal El Universal, de 31 de março de 1993.

Nessas circunstâncias, mais de 380.000 Testemunhas de Jeová pregam uma mensagem positiva aos 85 milhões de mexicanos — que em breve a pobreza e as injustiças serão eliminadas no mundo todo sob o governo do Reino de Deus às mãos do ressuscitado Cristo Jesus. A Bíblia promete: “Eis que crio novos céus e uma nova terra; e não haverá recordação das coisas anteriores, nem subirão ao coração.” “Hão de construir casas e as ocuparão; e hão de plantar vinhedos e comer os seus frutos. Não construirão e outro terá morada; não plantarão e outro comerá. Porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore; e meus escolhidos usufruirão plenamente o trabalho das suas próprias mãos.” (Isaías 65:17, 21-24) Nessa época, acabará a pobreza, onde quer que tenha existido.

Nenhum comentário: