segunda-feira, 17 de maio de 2010

Razão Básica

A inflação pode surgir por vários motivos. Um é a escassez de bens. Na ânsia de obter itens escassos, as pessoas talvez se disponham mais a pagar os preços mais altos que os comerciantes peçam. E, através do mundo de hoje, há bastantes itens, tais como alimento, que estão ficando escassos.

No entanto, uma das razões mais básicas para a inflação é o maior dispêndio governamental do que se obtém de impostos e outras rendas. É de interesse examinarmos essa razão básica, visto que há muito tem sido a mais responsável pela inflação em várias nações. Neste sentido, a World Book Encyclopedia declara:

“Desde o desenvolvimento do sistema bancário e do papel-moeda, durante os últimos 200 ou 300 anos, a inflação tem sido causada principalmente pelos déficits no orçamento dum governo nacional. Cria-se um déficit quando o governo despende mais dinheiro do que coleta.”

Quando ocorre um déficit, o governo tem de pagar de algum jeito as suas contas. A maneira de fazer isto depende da forma de governo. Em muitas nações ocidentais, uma forma é pedir dinheiro emprestado de seus cidadãos por lançar obrigações do tesouro. Mas, isso usualmente não cobre a dívida.

Assim, o que amiúde acontece é que os governos pedem empréstimos aos seus próprios bancos centrais ou nacionais. Onde é que tais bancos conseguem o dinheiro? Quando autorizados pelo governo, lançam créditos ou simplesmente imprimem mais papel-moeda. “Emprestam” isto ao governo a certos juros. Em última análise, o contribuinte é que terá de pagar tal empréstimo e os juros por meio de impostos.

Alguns governos nem se incomodam em ir aos bancos centrais para cobrir os déficits. Simplesmente dizem às suas casas de moedas que imprimam mais papel-moeda. Com este novo dinheiro, pagam suas contas.

Mas, quando os governos lançam mais papel-moeda na economia, sem qualquer coisa de valor real para sustentá-lo, isso significa que há mais dinheiro para adquirir os produtos disponíveis. Isso faz com que os preços aumentem. É parecido um tanto com um leilão: quando há mais dinheiro disponível às pessoas no leilão, isso fará com que seus lances maiores aumentem o preço dos itens.

Sobre a inflação, o Instituto Estadunidense de Pesquisas Econômicas declarou o seguinte:

“Por um quarto de século, os principais sistemas de dinheiro-crédito do mundo têm inflacionado seus respectivos meios de compras [papel-moeda]. Liderando a procissão entre as nações mais industrialmente desenvolvidas, acham-se os Estados Unidos.

“Com efeito, os Estados Unidos não só têm liderado a procissão em criar excessivos meios de compras para uso interno, mas também têm exportado muitos meios inflacionários de compras através de subsídios, empréstimos, e investimentos no exterior, a tal ponto que os dólares são amplamente retidos em enormes somas por estrangeiros, inclusive os dos bancos centrais, que têm operado sob a delusão que um pedaço de papel é tão bom quanto o ouro.”

Nenhum comentário: