sábado, 22 de maio de 2010

Cartões de crédito — um “engodo plastificado”?


CARTÕES DE CRÉDITO! Possui algum? Se não, e se vive num país desenvolvido, talvez seja apenas uma questão de tempo até que receba uma proposta. Bancos, lojas de departamentos, companhias de petróleo, e outras assim, saturam o mundo com estes cartõezinhos retangulares de plástico, e poderá ser alcançado, mais cedo ou mais tarde. Possuir um, contudo, pode provar-se uma bênção, ou uma maldição. Qual será no seu caso?

Crescente número de portadores de cartões, hoje em dia, terminam metendo-se em sérias dificuldades financeiras. Por quê? Por causa da utilização insensata dos cartões de crédito. Apanhados no ardor de “gastar livremente”, caíram no que alguns se têm referido como o “engodo plastificado”. Para estes, os cartões de crédito são uma maldição. Talvez pensem o mesmo que a pessoa que sugeriu que se ponha, em cada cartão, o seguinte: “AVISO: Os cartões de crédito podem ser perigosos para sua saúde financeira!”

Todavia, há muitos que não têm queixas. Para eles, a disponibilidade dos cartões de crédito provou-se uma bênção. Algumas das vantagens mais populares usufruídas pelos detentores de cartões incluem: não precisarem levar muito dinheiro vivo ao fazerem compras; poder aproveitar as reduções inesperadas dos preços em mercadorias necessitadas; a flexibilidade que o crédito dá, por se comprar agora e pagar depois; rápido acesso ao dinheiro, em caso duma emergência; e a conveniência de fazer compras e efetuar pagamentos pelo telefone ou pelo correio.

Embora o “dinheiro plastificado” possa causar certa angústia quando não é utilizado sabiamente, se for empregado corretamente poderá propiciar a oportunidade de a pessoa usufruir privilégios que, de outra forma, não seriam talvez obtidos rapidamente. Em vista disso, talvez pergunte: ‘Como é que pode tornar-se um engodo?’

Nenhum comentário: