quinta-feira, 13 de maio de 2010

O poder do dinheiro na família




Considere as batalhas cotidianas entre maridos e esposas a respeito de dinheiro. “O dinheiro é um ímã que atrai todas as frustrações da nossa vida”, escreveu uma pesquisadora. “É preciso entender como você e seu cônjuge encaram e usam o dinheiro, se é que vão parar de brigar por causa dele”, disse ela. Seja nas famílias ricas, seja nas pobres, ou nas de meio-termo, a maioria dos especialistas concorda que os casais brigam principalmente por causa de dinheiro. “Fico espantado de ver”, disse outro pesquisador, “quantas disputas envolvem o gasto ou a economia de dinheiro”. Considere, por exemplo, os fabulosamente ricos. Em muitos casos, o cônjuge sovina procura poupar seu dinheiro ou o do outro, ao passo que o pródigo procura gastá-lo. Apesar da riqueza, as linhas de batalha são demarcadas — não por causa da falta de dinheiro mas por causa da abundância dele. Há os que se casam por dinheiro, usufruem um estilo de vida jamais sonhado e, por fim, se divorciam em busca de estonteantes acordos financeiros.

Neste sistema louco por ele, o dinheiro é uma metáfora de poder e auto-estima. Quando a esposa ganha mais do que o marido, isso muitas vezes gera ressentimentos. O marido talvez ache que perdeu seu poder e sua auto-estima. O ciúme faz sua feia aparição — não em função de algum intruso secreto — mas em função daquele cobiçado todo-poderoso dinheiro que ousou interpor-se entre eles. Na luta entre o dinheiro e o amor, demasiadas vezes o dinheiro é o indiscutível vencedor.

E assim vai. Realmente, “o amor ao dinheiro é raiz de toda sorte de coisas prejudiciais”. (1 Timóteo 6:10) Todavia, a falta de dinheiro tem causado muita angústia e sofrimento aos que têm sido vítimas daqueles que correm atrás dele.

Nenhum comentário: