sexta-feira, 28 de maio de 2010

Práticas Contrárias à Ética

Outra razão pela qual muitos homens de negócios se sentem enlaçados é a forte tendência para as práticas contrárias à ética. Com efeito, o historiador que escreveu sobre a antiga Cartago: “Nada que dê lucro é considerado desonroso”, poderia deixar que tais palavras se aplicassem ao mundo comercial de hoje. O Harvard Business Review, entrevistando 1.700 diretores comerciais, verificou que, de cada sete, quatro criam que todos os outros diretores de sua companhia violariam um código de éticas em qualquer ocasião que achassem que poderiam fazê-lo sem ser punidos. De cada cinco, quatro admitiam que sua própria firma era contrária à ética, sendo culpada de algumas práticas tais como peitas, alugar prostitutas para seus fregueses, ‘ajuste’ nos preços, publicidade inverídica, violações da lei antitruste, falsificação de balanços financeiros para conseguir empréstimos ou crédito e dar ou aceitar propinas.

Daí, há a corrida para se subir a escada de posições da firma. Como admitiu certo diretor duma companhia de petróleo: “Alguns nesta companhia farão simplesmente qualquer coisa para ter êxito.” Fazer “simplesmente qualquer coisa para ter êxito” conduz a muitas práticas contrárias à ética, o que tem sido descrito como “trapaça, venenosa sutileza e completa falta de ética”. O livro The Corrupted Land menciona diretores que se apunhalavam pelas costas e cortavam os pescoços uns dos outros em centenas de negócios com “profissionalismo da terra dos gangstéres”.

“Será possível o homem subir nas fileiras do empresariado unicamente com métodos honestos e decentes?” A revista Modern Office Procedures (Normas Modernas de Escritório) fez a pergunta a seus leitores que são diretores de firmas. Quase todos responderam “Não”.

Quaisquer métodos inescrupulosos empregados tendem a se tornar contagiantes. Avisa o consultor empresarial de Nova Iorque, Norman Jaspen: “Quando se tem desonestidade no alto, isso se espalha para baixo como uma doença contagiosa.” Aqueles que desejam evitar contrair moral doentia bem que podem sentir-se enlaçados.

Nenhum comentário: