segunda-feira, 17 de maio de 2010

O Mesmo Acontece com Nações

Numa escala muito maior, isto acontece com as nações do mundo em nosso período de vida. Sangraram-se para apoiar o deus da guerra.

Por suas contendas constantes, destruíram ampla quantidade de propriedades e riquezas. Vastas riquezas adicionais têm sido usadas para apoiar armas e exércitos cada vez mais custosos, mesmo em tempo de paz.

A fim de pagar tudo isso, e ainda pagar outras coisas que desejam fazer, a maioria das nações têm gasto mais do que ganham. Daí a inflação. Como escreveu um observador ao Times de Nova Iorque:

“As causas básicas da inflação, acima de todas as demais, são os grandes gastos militares e deixar de cobri-los mediante impostos adequados. . . .

“Parte substancial deste vasto tesouro de dólares e reservas é perdida para nossa economia doméstica, assim atiçando as chamas da inflação, enquanto se negam fundos para enfrentar críticas necessidades humanas no país.”

Em aditamento a os governos gastarem mais do que ganham, nos tempos recentes grandes números de pessoas têm feito o mesmo. Têm feito enorme “farra” de pedir dinheiro emprestado para obter o que querem. E, por certo, por algum tempo, tais empréstimos e gastos as habilitam a viver melhor. Mas, sempre há um dia em que se tem de enfrentar o cobrador de dívidas.

Também, tais empréstimos de instituições financeiras, tais como bancos, “criam” mais papel-moeda. Devido à natureza do sistema bancário, para cada cruzeiro em depósito bancário, o banco pode fazer empréstimos de muitas vezes essa quantia. E visto que a maioria das transações financeiras são feitas com cheques, ao invés de dinheiro vivo, enormes quantidades de papel-moeda são assim “criadas” nas contas bancárias.

No entanto, todo esse gasto excessivo adiciona um dilúvio de papel-moeda em busca dos bens disponíveis. Isso, além dos excessivos gastos governamentais, põe mais lenha na fogueira da inflação.

Até que ponto já foi esse surto de gastos excessivos nos Estados Unidos? A dívida total do governo e particular naquele país excede agora dois trilhões de dólares (Cr$ 13 trilhões)! Isso é muito mais do que a renda anual da inteira nação! E este débito sobe vertiginosamente a cada ano.

Nenhum comentário: