segunda-feira, 17 de maio de 2010

Por Que Tantos Déficits?

Como vimos, os déficits levam à inflação. E os déficits ocorrem quando um governo gasta mais do que ganha. Mas, por que ocorre esse gasto constante por tantos governos em nossos tempos?

Uma das razões principais é a GUERRA. De todos os itens nos orçamentos da maioria dos governos, o maior deles é amiúde o dos gastos militares. Nos EUA, os gastos militares custam cerca de 75 a 80 bilhões de dólares cada ano!

Mas, a guerra destrói; não cria riquezas. Mesmo em tempo de paz, o equipamento bélico nada produz de real valor. Antes, logo se torna obsoleto e tem de ser substituído, usualmente por equipamento ainda mais custoso. Na verdade, os gastos geram empregos. Mas, também criam enormes dívidas, de modo que nenhuma riqueza real adveio à nação.

Antes, é mais como um parasita sanguessuga que tira o vigor que poderia ser usado melhor para outros fins. Por exemplo, pense só nos benefícios que poderiam advir se os 75 a 80 bilhões de dólares que os EUA gastam nas forças militares fossem devotados a empreendimentos pacíficos. O mesmo se poderia dizer da União Soviética ou de qualquer outro país. Criariam igual número de empregos, mas pense só em quantas cidades poderiam ser reconstruídas, quantas novas casas poderiam ser edificadas. Pense só na melhora que poderia ser feita nos cuidados médicos, nos transportes, nos parques e nas áreas recreativas, em reduzir-se a pobreza e a poluição.

Nenhum comentário: