segunda-feira, 17 de maio de 2010

Exemplo

Para se compreender melhor o que a guerra e enormes gastos militares fazem a uma economia, imaginemos duas famílias que morem uma vizinha da outra. Cada uma possui linda casa e terreno, e renda suficiente para pagar suas contas.

Então imaginemos que comecem a desconfiar uma da outra, de modo que uma família compra um revólver para proteger-se. A outra faz o mesmo. Isto inicia um ciclo de compras de armas maiores e mais custosas. Mas, visto que não têm meios de pagá-las, começam a pedir dinheiro emprestado.

Por fim, “guerreiam” em realidade uma contra a outra, destruindo a propriedade uma da outra. Será que essa destruição melhorou seu padrão de vida? Dificilmente.

Daí, depois, dessa “guerra”, têm de reconstruir as coisas. Mas, ainda suspeitosas uma da outra, continuam a comprar armas cada vez mais custosas. A fim de fazer tudo isso, e a viver o dia a dia, pedem emprestado cada vez mais dinheiro, atrasando cada vez mais os pagamentos de suas dívidas.

Bem, então, será que realmente melhorou o padrão de vida destas famílias? Na realidade, não, pois não se acrescentou nenhuma riqueza real. Com efeito, seu padrão de vida é adversamente influenciado ao comprarem armas e reconstruírem os danos da “guerra”, visto que têm de usar dinheiro de outras compras. Também, talvez pareça que elas progridem, quando pedem muito dinheiro emprestado para comprar todas as coisas que desejam. Mas, quando os cobradores por fim exigem os pagamentos, ficará exposta sua verdadeira condição.

Nenhum comentário: