quinta-feira, 13 de maio de 2010

Perfil em contraste

Não se pode negar que existem aqueles que causaram grande sofrimento a si mesmos e a sua família por gastarem seu último centavo num jogo de azar. Muitos deles são pobres, de poucos meios, que ganham pouco mais do que uma magra subsistência. Outros são preguiçosos e preferem jogar em busca de dinheiro fácil. Hoje, contudo, a maioria dos pobres do mundo é vítima de circunstâncias fora de seu controle. São milhões os cuja instrução mal dá para escrever seu próprio nome. Para muitos outros, economias locais falidas reduziram seus vencimentos ao nível de pobreza. Mesmo os de nível universitário têm enfrentado a rejeição de seus pedidos de emprego. À medida que grandes empresas reduzem a produção porque a oferta de seus produtos excede à demanda, milhares mais ficam desempregados. Como enfrentam a situação?

Oportunidades de ganhar dinheiro desonestamente talvez lhes atraiam. Talvez raciocinem que os fins justificam os meios. “Farei qualquer coisa para sustentar minha família”, é uma atitude comum entre os que enfrentam duras dificuldades financeiras. Os caminhos desonestos são muitos: prostituição para as mulheres, roubo para os homens. Existe algo que justifique a desonestidade, o roubo ou a jogatina — correr atrás do dinheiro fácil? O mundo está repleto dos que acham que sim.

Você acredita no Grandioso Criador,  Deus? O conselho dele é que você lance seus fardos sobre ele, que confie no seu apoio em tempos de necessidade. Depois de uns 25 anos de experiência como cristão, o apóstolo Paulo podia escrever: “Eu sei, deveras, estar reduzido em provisões, sei, deveras, ter abundância. Em tudo e em todas as circunstâncias aprendi o segredo tanto de estar suprido como de ter fome, tanto de ter abundância como de sofrer carência. Para todas as coisas tenho força em virtude daquele que me confere poder.” (Filipenses 4:12, 13) Obviamente, Paulo não recorreu a meios desonestos ao estar reduzido em provisões, mas confiou em Deus e foi sustentado.

Portanto, se você é pobre, se sofre carência, não procure o ganho desonesto. Certamente, não é errado ganhar dinheiro honestamente; o próprio Jesus disse que “o trabalhador é digno de seu salário”. (Lucas 10:7) Tampouco é errado ser rico. Mas jamais recorra à transigência moral para suprir as suas necessidades. Edifique uma relação com seu Grandioso Criador,  Deus, e confie nele para lidar com as dificuldades e os problemas da vida. ‘Lançai sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.’ — 1 Pedro 5:6, 7.

Nenhum comentário: