domingo, 1 de agosto de 2010

A “onda de materialismo”

Embora seja normal e saudável preocupar-se um pouco com ter dinheiro suficiente, para alguns jovens ele se tornou quase uma obsessão. Quando se perguntou a 160.000 jovens: “O que você mais quer da vida?”, 22% deles responderam: “Ser rico.”

Sem dúvida essa ânsia por dinheiro é estimulada por aquilo que a revista Newsweek chamou de “onda de materialismo” que assola o mundo. “Sou muito materialista e ‘me ligo’ muito em grifes”, diz Martin, de 18 anos. “Acredito mesmo que, se você quiser um produto de qualidade, terá de pagar mais caro. Assim, gasto rios de dinheiro com as coisas que eu quero.” Martin não é o único jovem que ‘gasta rios de dinheiro’. De acordo com U.S.News & World Report, “no ano passado [1995], os jovens de 12 a 19 anos [nos Estados Unidos] gastaram mais dinheiro em compras do que nunca, num total de 109 bilhões de dólares, um aumento de 38% em relação a 1990”.

Mas onde os jovens conseguem dinheiro para tantas roupas novas, CDs e equipamentos de computador? Segundo U.S.News & World Report, “cerca da metade dos jovens de 16 a 19 anos tem emprego de meio período”. Se o jovem for equilibrado, um emprego depois das aulas pode ter suas vantagens, como ensiná-lo a ter responsabilidade. Mas é óbvio que alguns jovens extrapolam. A revista Newsweek diz: “Os psicólogos e os professores percebem a carga dos estudantes [que trabalham]. Eles têm pouco tempo para fazer os deveres de casa, e os professores que regularmente observam estudantes exaustos lutando para manter os olhos abertos com demasiada freqüência reagem baixando seus critérios de avaliação.”

Ainda assim, poucos jovens que trabalham estão dispostos a desistir de sua fonte de renda. “É importante ir à escola”, diz Vanessa, “mas dinheiro também é. E fazer deveres de casa não dá dinheiro”. Para você, é muito importante ganhar dinheiro? O seu objetivo principal na vida é ganhar rios de dinheiro?

Nenhum comentário: