domingo, 1 de agosto de 2010

Aprenda o básico

Já perguntou a seus pais o que está envolvido em manter uma casa? Por exemplo, você tem idéia de quanto custa luz, telefone e água por mês? E que dizer de manter um carro, comprar comida e pagar o aluguel ou o financiamento do imóvel? Talvez ache que esses assuntos são chatos. Mas lembre-se de que você ajuda a gerar essas despesas. Além disso, se um dia sair da casa de seus pais, você é que terá de pagar essas coisas. Por isso, seria bom ter uma idéia acerca delas. Peça a seus pais para ver algumas dessas contas e ouça com atenção à medida que eles explicam como fazem um orçamento para pagá-las.

“O sábio escutará e absorverá mais instrução, e homem de entendimento é aquele que adquire orientação perita”, diz um provérbio bíblico. (Provérbios 1:5) Anna, citada antes, diz: “Meu pai me ensinou a fazer um orçamento, e ele me mostrou a importância de ser organizado ao administrar o dinheiro da família.” Também, sua mãe ensinou-lhe outras lições práticas. “Ela me mostrou o valor de comparar preços antes de comprar”, diz Anna, e acrescenta: “Minha mãe fazia milagres com pouco dinheiro.” Como Anna se beneficiou disso? “Agora sou capaz de administrar meu próprio dinheiro. Controlo cuidadosamente o que gasto e assim não tenho dívidas desnecessárias, o que me faz sentir livre e tranqüila.”

Nenhum comentário: